Scientific journal paper Q4
Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco
Thomas Muhr (Muhr, T.); Mário Luiz Neves de Azevedo (De Azevedo, M. L. N.);
Journal Title
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

Times Cited: 2

(Last checked: 2024-11-20 13:47)

View record in Web of Science®


: 20.0
Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 9

(Last checked: 2024-11-19 17:17)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) South-South relations in education: the program ¡Yo, sí puedo! and BRICS education cooperation in focus

(Spanish/Castilian) Relaciones Sur-Sur en educación: el programa ¡Yo, sí puedo! y la cooperación en educación del BRICS en cuestión

Abstract
Este artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo.
Acknowledgements
--
Keywords
Cooperação Sul-Sul,Educação,Sul Global,BRICS,¡Yo - Sí Puedo!
  • Sociology - Social Sciences
  • Political Science - Social Sciences
  • Social and Economic Geography - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/CPO/03122/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia