Artigo em revista científica Q4
Relações Sul-Sul em educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco
Thomas Muhr (Muhr, T.); Mário Luiz Neves de Azevedo (De Azevedo, M. L. N.);
Título Revista
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-11-20 13:47)

Ver o registo na Web of Science®


: 20.0
Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 9

(Última verificação: 2024-11-19 17:17)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) South-South relations in education: the program ¡Yo, sí puedo! and BRICS education cooperation in focus

(Espanhol/Castelhano) Relaciones Sur-Sur en educación: el programa ¡Yo, sí puedo! y la cooperación en educación del BRICS en cuestión

Abstract/Resumo
Este artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul- Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra- dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! – uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela – e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Cooperação Sul-Sul,Educação,Sul Global,BRICS,¡Yo - Sí Puedo!
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências Políticas - Ciências Sociais
  • Geografia Económica e Social - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/CPO/03122/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia