Scientific journal paper
Representação Mediática do Presidente dos Afetos num Tempo de Pandemia
Bruno Frutuoso Costa (Costa, B. F.);
Journal Title
Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público
Year (definitive publication)
2021
Language
--
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 6

(Last checked: 2024-11-23 10:21)

View record in Google Scholar

Abstract
Este artigo científico estuda a representação mediática do Presidente da República Portuguesa em contexto de pandemia de Covid-19, decretado pela Organização Mundial de Saúde. Com o intuito de compreender os traços gerais da mediatização de Marcelo Rebelo de Sousa, analisou-se os textos jornalísticos publicados durante um mês por quatro jornais diários generalistas portugueses – Correio da Manhã, Observador, Público e SIC Notícias. O corpus de análise é constituído por 375 conteúdos mediáticos. A observação evidencia uma produção noticiosa intensa: publicaram-se em média 12 textos por dia, predominantemente com uma dimensão extensa (53,3%), um ângulo neutro (45,1%) e em forma de notícia (85,9%). Marcelo é o acontecimento e a figura central em cerca de 80% do material jornalístico. A referência aos afetos tem uma representação significativa de 44,5%. Este estudo empírico demonstra como as mudanças contextuais e comportamentais impostas por um tempo de pandemia, condicionaram e influenciaram a mediatização do Presidente da República.
Acknowledgements
--
Keywords