Book chapter
Resolver conflitos e aprender com problemas
Eduardo Simões (Simões, E.); Patricia Rosado Pinto (Patricia Rosado Pinto);
Book Title
Manual de competências académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-13 13:13)

View record in Google Scholar

Abstract
Este capítulo trata das competências para lidar com situações problemáticas. Irão ser utilizadas duas abordagens distintas. Em primeiro lugar, apresentamos uma leitura de «problema» no sentido de «conflito». Referimo-nosàs situações de conflito que emergem em contexto académico, procurando contribuir para que se consiga minimizar o impacto negativo nas relações entre estudantes e entre estes e os professores, e capitalizando, simultaneamente, o potencial de aprendizagem que os conflitos bem geridos permitem revelar e consumar. Especificamente, aqui se fundamentam e descrevem formas de lidar com as divergências, orientando-as para a descoberta de soluções. Para passar de conflitos a problemas e destes para a busca de soluções. Num segundo momento, abordaremos o conceito de «problema» como ferramenta central de uma estratégia pedagógica que visa estimular a aprendizagem a partir da resolução de casos didaticamente relevantes, que assentam em situações retiradas do real e semelhantes às que os estudantes irão encontrar em contexto profissional. Estes problemas, apresentados sempre num contexto específico, contribuem para uma aprendizagem ancorada e significativa que facilita a aquisição de conhecimentos e a descoberta da sua aplicabilidade.
Acknowledgements
--
Keywords
Conflitos académicos,Aprendizagem por problemas