Talk
Spitzenkandidaten e voto nas eleições europeias de 2014: Um teste experimental de duas instâncias de media priming
Carlos Jalali (Jalali, C.); José Santana Pereira (Santana Pereira, J.); João Moniz (Moniz, J.);
Event Title
XIII CONGRESO DE AECPA
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Spain
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-14 10:06)

View record in Google Scholar

Abstract
Nas eleições europeias da primavera de 2014, apareceram pela primeira vez na história das eleições directas para o Parlamento Europeu os spitzenkandidaten, potenciais candidatos à liderança da Comissão Europeia. Entre outras actividades de campanha, estes candidatos participaram em debates transmitidos em vários países da União Europeia através do sistema Eurovision. Neste artigo, utilizando dados quasi-experimentais recolhidos durante a transmissão de um destes debates em 24 Estados-membros, pretendemos dar resposta às seguintes perguntas: será que a exposição ao debate fez com que as opiniões dos participantes a respeito destes candidatos se tornassem factores mais importantes da sua probabilidade de participação nas eleições e das suas escolhas eleitorais? Se sim, isto aconteceu apenas nos países de onde os candidatos eram originários ou é um processo observável em toda a Europa? Em segundo lugar, em que medida foram as atitudes em relação aos spitzenkandikaten moldadas pelos critérios tornados salientes pela prestação dos candidatos no debate? Através da análise do impacto das avaliações dos spitzenkandidaten nas intenções de voto, e do impacto de critérios específicos na avaliação geral dos candidatos antes e depois da exposição, pretendemos lançar luz sobre até que ponto é que este debate foi capaz de tornar mais salientes e relevantes determinadas características destes líderes, bem como a sua própria figura, junto dos espectadores.
Acknowledgements
--
Keywords