Book editor
Sucesso e abandono no ensino superior em Portugal
José Manuel Mendes (J. M. Mendes); António Caetano (Caetano, António); Ferreira, J. M. C. (Ferreira, J. M. C.);
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 10

(Last checked: 2025-12-18 10:50)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Nas últimas décadas o sistema de ensino superior português sofreu profundas mudanças, de cariz quantitativo e qualitativo, pautando-se por uma massificação e por uma democratização quantitativa. Estas tendências estruturais não implicaram, contudo, uma democratização qualitativa do sistema educativo. O presente livro analisa os fatores associados ao sucesso e ao abandono no ensino superior em Portugal. Os resultados obtidos permitem concluir que o sucesso académico é mais passível de gestão por parte das instituições universitárias do que o abandono. Enquanto o sucesso é sensível a variáveis de natureza dinâmica organizacional (pedagógicas e de reputação), o abandono ancora-se sobretudo em variáveis extramuros, tais como a situação de procura do mercado de trabalho (opções de emprego) ou a preparação prévia dos alunos.
Acknowledgements
--
Keywords
sucesso académico, abandono académico