Publicação em atas de evento científico
Tipologia hoteleira baseada na competência em tecnologias da informação
Adriana Lopes Fernandes (Fernandes, A. L.); Bráulio Alturas (Alturas, B.); Raul Laureano (Laureano, R. M. S.);
12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-16 06:04)

Ver o registo na Scopus


: 0.5
Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-11-21 21:50)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo teve como objetivo classificar os tipos de estabelecimentos hoteleiros em termos do nível de competências em TI e caracterizar cada grupo de acordo com as fatores contingenciais. O estudo teve como foco a indústria da hotelaria de Portugal, sendo que foi realizado com cento e sessenta e três profissionais da hotelaria, considerando gestores e colaboradores, em estabelecimentos das categorias de 3, 4 e 5 estrelas. A análise de cluster foi conduzida de acordo com o Critério de Ward e a avaliação dos três grupos retidos foi realizada por meio do teste ANOVA, revelando diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Os grupos foram classificados como de alto, médio e baixo nível de competências em TI. Os resultados da caracterização dos grupos apresentaram contradições em relação à literatura, principalmente no que tange aos aspectos da categoria e do tamanho dos hotéis. Além disso, os resultados revelam que o alto nível de competências em TI pode estar intimamente relacionado com a formação e a maturidade dos profissionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Competência em tecnologia da informação,Indústria da hotelaria,Fatores contingenciais,Cluster
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais