Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais
Event Title
Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
No quadro de transformações nas formas de regulação dos sistemas de ensino, outros papéis são esperados e desempenhados pelas famílias dos alunos, gerando novas dinâmicas no contexto escolar. Nesta comunicação, centramo-nos na problemática da
participação parental nas escolas, a partir de contributos do caso português. A evolução da legislação publicada desde o início do regime democrático aponta, com
efeito, para algumas alterações ao papel formal atribuído às famílias na gestão e regulação das escolas. Após identificar os principais momentos marcantes dessa evolução, com base nos diplomas legais, interessa-nos aferir como é entendido e exercido esse papel, centrando-nos no ponto de vista e atuação das Associações de Pais e dos representantes das famílias em órgãos de gestão da escola em contextos educativos diferenciados. A análise dos dados empíricos recolhidos através de entrevistas semi diretivas aos presidentes das Associações e da observação não participante em órgãos de gestão no âmbito de duas pesquisas em curso permite-nos então refletir sobre os entendimentos e
as diferentes formas de participação parental. A discussão de diferentes linhas de interpretação das variações na (re)interpretação das responsabilidades atribuídas legalmente aponta, além de diferenças socioeconómicas, para a capacidade explicativa
de elementos como aspetos relacionais específicos, culturas e estruturas organizacionais distintas.
Acknowledgements
--
Keywords
participação parental; associações de pais; representantes de pais
Associated Records
This talk is associated with the following record: