Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura
Título Revista/Livro/Outro
Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O policiamento escolar constitui, atualmente, a principal solução governamental para o
problema da insegurança em meio escolar. Para esse efeito, o Programa Escola Segura
prevê a aplicação de um amplo mandato policial que integra ações tão diversas como o
patrulhamento diário dos estabelecimentos escolares ou a realização de ações de
sensibilização junto de alunos. Esta dissertação tem como objetivo constituir um retrato
etnográfico deste programa, analisando a forma como os agentes gerem no terreno os
objetivos que lhe são atribuídos. Esse registo etnográfico destacou a existência de uma
ação policial específica, ditada pela lógica inerente ao policiamento de proximidade e
pelas próprias características dos sujeitos policiados (crianças e jovens). O “trabalho de
prevenção” constituiu uma dimensão importante desta análise, sobretudo pela
preponderância que tende a assumir nas rotinas dos agentes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Programa Escola Segura,Policiamento Escolar,Segurança,Prevenção.