Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Um modelo representacional da Responsabilidade das Empresas: tensões e convergência na perspetiva de diferentes stakeholders
Título Evento
IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Abstract/Resumo
Quando se fala em responsabilidade das empresas e sua gestão, frequentemente nos deparamos com tensões e paradoxos que decorrem de diferentes perspetivas e entendimentos que os vários parceiros têm sobre o assunto. Este estudo visa apreender e caracterizar as dimensões de significado que organizam as ideias e representação dos diferentes stakeholders relativamente às responsabilidades das empresas.
Optou-se por um design metodológico de base qualitativa, baseada na Teoria do Núcleo Central desenvolvida por Abric (1989) e ancorado no axioma de importância (Abric, 2001) e na ordem de evocação (Vergé, 1999). Para o efeito foram desenvolvidas 56 entrevistas a indivíduos de diferentes grupos de stakeholders (gestores, clientes/consumidores, parceiros de negócio, representantes da sociedade civil e académicos).
Após a homogeneização dos termos evocados e análise de conteúdo identificou-se um conjunto de categorias partilhadas que representam o núcleo central do conceito de responsabilidade das empresas, compararam-se as intensidades das representações evidenciadas por cada grupo de stakeholders e fez-se uma análise da similitude das mesmas.
Os resultados sugerem, não só a presença de diferentes entendimentos e intensidades de relevância, mas sobretudo a perceção de propósitos e orientações contraditórias relativas aos papéis, deveres e responsabilidades das empresas no contexto geral da sociedade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Responsabilidade, Empresas; Stakeholders; Representações