Comunicação em evento científico
Visitantes, praticantes e públicos: resultados globais do Estudo de Públicos de Museus Nacionais
Título Evento
Workshop de Investigação CIES-IUL
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As atividades direcionadas para os públicos constituem uma parte fundamental da atividade das instituições museais pelo que o conhecimento dos que visitam os museus é muito importante para informar a definição de políticas e a gestão das instituições. As estatísticas disponíveis evidenciam um crescimento continuado de visitantes nos museus portugueses que se manifesta em particular na componente dos visitantes estrangeiros. Contudo tem prevalecido a noção de que os visitantes nacionais ainda constituem a componente maioritária. Neste workshop discutimos os conceitos e os contributos das fontes estatísticas para o conhecimento dos públicos e apresentamos alguns dos resultados globais do Estudo de Públicos de Museus Nacionais (EPMN), designadamente os que permitem distinguir perfis sociais, padrões de práticas e relações com os museus por nacionalidade. O EPMN, um inquérito quantitativo cujo trabalho de terreno decorreu ao longo de 12 meses, entre dezembro de 2014 e dezembro de 2015, em 14 museus, foi promovido pelo organismo responsável pelas políticas museológicas em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural, tendo como parceiro científico o CIES-IUL e o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP e da ONI.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Públicos dos museus,Museus Nacionais