Artigo em revista científica
A AGENDA DE PESQUISA DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA DO INÍCIO DO MILÊNIO
Luiz Augusto Campos (Luiz Augusto Campos); Marcelo Augusto de Paiva dos Santos (Marcelo Augusto de Paiva dos Santos); Mayra Juruá (Mayra Juruá); Marcia Rangel Candido (Candido, Marcia.);
Título Revista
Cadernos de Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-10-16 02:30)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Muitos trabalhos buscaram definir a agenda de pesquisa da sociologia brasileira, sua evolução temporal e demais dinâmicas internas e externas. Porém os métodos empregados na classificação temática da disciplina ainda são rudimentares. Para contornar isso, este artigo submeteu mais de 3 mil teses de doutorado, publicadas no início do milênio, a técnicas de processamento de texto, especialmente à Modelagem de Tópicos. Os resultados indicam que nossa “nova” sociologia é marcada pela perda de importância relativa de temas tradicionais, como os estudos sobre o trabalho, em prol de tópicos mais plurais, como violência e gênero. Ao que parece, essas transformações refletem diretrizes das agências de fomento e mudanças no debate público, o que coloca novos desafios no horizonte da disciplina.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
SOCIOLOGIA,PÓS-GRADUAÇÃO,ENSINO SUPERIOR,PESQUISA

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.