Publication in conference proceedings
Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: Percursos de vida e de trabalho
Olga Magano (Magano, O.); Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Bárbara Bäckstrom (Bäckstrom, B.); Cláudia Susana Coelho Neves (Neves, C.); Marc Jacquinet (Jacquinet, M.); Susana Henriques (Henriques, S.);
IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 3

(Last checked: 2024-11-20 13:16)

View record in Google Scholar

Abstract
A escolaridade concluída e a atividade profissional continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos e para os lugares de classe na estrutura social (Schnapper, 2007; Estanque, 2005). A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (também ao nível das relações sociais e interpessoais, satisfação pessoal e enriquecimento cultural). O principal objetivo é aprofundar o impacto do diploma como instrumento de concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” (Bourdieu, 1979). O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se do de outros estudantes do ensino superior, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. Considerando os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais e perceber se existe progressão significativa na situação profissional antes e após a conclusão da licenciatura.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino superior,Percursos de vida,Percursos profissionais,Mobilidade social
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e Tecnologia