Artigo em revista científica Q3
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
Valter Lemos (Lemos, V.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 11

(Última verificação: 2024-11-20 13:43)

Ver o registo na Scopus


: 2.6
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Políticas públicas,Equidade,Resultados escolares,Sucesso escolar
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais