Artigo em revista científica
Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: uma relação ambivalente?
Jorge Caleiras (Caleiras, J.); Renato Miguel do Carmo (Carmo, R. M.); Isabel Roque (Roque, I.); Rodrigo Vieira de Assis (Assis, R. V.);
Título Revista
Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
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N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-12-17 14:02)

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Títulos Alternativos

(Francês) Pandémie, services publics et travailleurs vulnérables au Portugal:Une relation ambivalente?

(Espanhol/Castelhano) Pandemia, servicios públicos y trabajadores vulnerables en Portugal: ¿Una relación ambivalente?

(Inglês) Pandemic, public services and vulnerable workers in Portugal: An ambivalent relation?

Abstract/Resumo
Os cidadãos são a razão de ser dos serviços públicos. A pandemia de Covid-19 realçou a sua importância, mas também revelou insuficiências e a necessidade de os reforçar. Este artigo analisa um conjunto de experiências relacionais de trabalhadores vulneráveis com os serviços públicos, em particular com os serviços de emprego e segurança social, saúde, educação e transportes. Com base em 53 entrevistas, realizadas entre 2019 e 2020, e um follow-up de 14 casos seguidos durante o primeiro confinamento da pandemia, o objetivo é compreender como se desenvolveu o processo de interação e formou a perceção sobre estes serviços. Os resultados, embora ambivalentes, no sentido em que revelam tensões entre necessidades e críticas ao seu funcionamento, apontam para uma revalorização dos serviços públicos, nomeadamente num contexto de crise, onde foram chamados a desempenhar um papel crucial e insubstituível.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Pandemia Covid-19,Serviços públicos,Reflexividade,Proteção social
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/SOC-SOC/30543/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PTDC/DIR-OUT/32096/2017 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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