Luísa Pimentel, licenciada em Serviço Social, mestre e doutora em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Família e da Vida Quotidiana. Investigadora associada do CIES-IUL e do CICS-Nova, Núcleo de Leiria.
Professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, lecionado e orientando estágios nas licenciaturas em Serviço Social e em Educação Social, nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Intervenção em Espaços Educativos e em Intervenção Social e Comunitária, bem como no mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social.
Ainda nesta escola, é membro da Comissão Científico-Pedagógica do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção em Espaços Educativos. É coordenadora do Programa 60+ (programa de formação sénior em contexto intergeracional). Foi membro da Comissão Científico-Pedagógica da Licenciatura em Serviço Social, entre 2008 e 2019, do Conselho Técnico-Científico, entre 2009 e 2014, e coordenou o mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo, entre 2013 e 2017.
Colabora com diversas instituições de ensino superior ao nível da lecionação de unidades curriculares de mestrado, na orientação e avaliação de dissertações de mestrado, bem como na emissão de pareceres sobre projetos e artigos científicos.
Dedica-se à investigação e à divulgação de conhecimento nos domínios da Velhice e do Envelhecimento, dos Cuidados Familiares às Pessoas Idosas e das Relações Intergeracionais.
Tem prestado serviços à comunidade através da elaboração de diagnósticos sociais comunitários, de planos de atividades e de participação em órgãos de instituições sociais.
Foi assistente social na Casa do Povo de Vila Nova de Anços (IPSS), entre 1990 e 1992.
Foi professora no Instituto Superior Bissaya Barreto, entre 1992 e 2008, onde lecionou diversas unidades curriculares e orientou estágios das licenciaturas em Serviço Social e em Ciências Sociais; foi membro do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico; foi membro das comissões coordenadoras do mestrado em Gerontologia e da pós-graduação em Intervenção em Contextos de Violência Familiar.
Foi membro da equipa de coordenação do Projecto “Lis: Velho Rio Con’vida”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Programa Entre Gerações, entre 2010 e 2011.
Participou no Grupo de Trabalho sobre o Envelhecimento Activo, coordenado pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal), entre 2008 e 2010, e foi membro do Conselho Consultivo do Observatório da Cidadania e Intervenção Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, entre 2008 e 2012.