Daniela Santa-Marta é Mestra em Educação e Sociedade, pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e licenciada em Antropologia pela Goldsmiths College, University of London. A sua dissertação de mestrado, defendida em 2023, "Educação e socialização de género de jovens raparigas em acolhimento residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja", aborda o papel das instituições de acolhimento residencial no combate às desigualdades de género, através das estratégias educativas e interventivas de uma casa de acolhimento.
Foi investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) entre 2021 e 2024, onde integrou a equipa acadêmica do Racip, um projeto FAMI, que atuou na área da integração de pessoas refugiadas através de organizações da sociedade civil, durante três anos. Daniela constituiu a equipa académica do projeto Erasmus+ Space4us, que visou promover e apoiar a autonomia, o desenvolvimento pessoal e a integração social das raparigas adolescentes em situações de vulnerabilidade, assim como identificar um conjunto de recomendações para o trabalho com jovens, a partir de uma perspetiva de género e interseccional.
No âmbito do projeto RaCip, entre várias tarefas, Daniela participou na construção de um working paper, de um caderno metodológico de recolha de dados e na avaliação de impactos dos projetos pilotos, desenvolvidos pelas organizações parceiras no âmbito do Racip. Participou na construção de um módulo formativo sobre integração de pessoas migrantes e pessoas refugiadas, dinamizando a sessão na formação de LTTA (Learning, Teaching, and Training Activities).
Para o projeto SPACE4US, que iniciou em 2022, Daniela participou na construção do caderno teórico-metodológico do projeto, de três workshops de aprendizagem não-formal sobre género e co-desenhou o módulo “Porque é que o género é importante?”. Integrou a equipa que dinamizou as atividades de investigação participativa com as jovens e os workshops desenvolvidos pela parceria Space4us. Daniela dinamizou a sessão teórica da formação internacional de formadoras e formadores Space4us e o curso formativo nacional, dirigido a profissionais que trabalham com jovens. Colaborou na recolha e análise de dados, e na construção do relatório técnico de resultados do projeto.
Daniela colaborou com a associação Planoi no âmbito do projeto MaRvel: masculinidades reveladas na construção do caderno metodológico do projeto.
Durante a sua experiência académica levou a cabo projetos de investigação na área da migração e violência estrutural, entre eles produzindo um filme etnográfico - “Benefits: bureaucratic whirlpools and vulnerability”. A dissertação de licenciatura incidiu sobre violência estrutural e os motins de Londres em 2011“The London Riots: the (in)visibility of violence”.
Construiu e facilitou um projeto de educação não-formal independente em vários centros e espaços comunitários no México e em Portugal, e contribui para o WorldByte the School of Citizen TV -Organização de produção de programas alternativos de broadcast focados na igualdade, justiça social, movimento “sem fronteiras” e formação de acesso livre em produção de filme e jornalismo ativista e para o Peace Pledge Union.