Daniela Santa-Marta é licenciada em Antropologia pela Goldsmiths College e mestranda em Educação e Sociedade na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE (2020 – 2022).
É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). Faz parte das equipas do projeto europeu RaCIP (FAMI), centrado no reforço das capacidades das organizações que operam esquemas de Patrocínio Privado (PS) de apoio à integração de refugiados (2020-2023) e do projeto SPACE4US: A model of blended-experimental learning for the empowerment of young women (ERASMUS+), que visa promover e apoiar a autonomia, o desenvolvimento pessoal e a integração social das raparigas adolescentes em situações de vulnerabilidade, a viverem em contexto de institucionalização.
No âmbito do projeto RaCip, Daniela participou na construção de um working paper e de um guia de visitas e está responsável pelas apresentações das metodologias e resultados aos parceiros do projeto. Facultou a sessão de introdução ao enquadramento de integração durante a formação de formadores do projeto RaCip, coautora do enquadramento teórico e metodológico de avaliação dos projetos piloto e da avaliação de impactos.
Para o projeto SPACE4US, que iniciou a maio de 2022, participou na construção do caderno teórico-metodológico de investigação do projeto e levará a cabo as atividades de investigação participativa com as jovens da institucionalização parceira (Lisboa). No âmbito do projeto está prevista a sua participação na recolha e a análise dos dados recolhidos pelas organizações parceiras do projeto e na construção de um modulo teórico da formação do qual será formadora.
Daniela está a trabalhar na tese de mestrado que aborda educação não-formal e género. A tese de mestrado explora as dinâmicas educativas não-formais da formação de género dirigidas por uma organização da sociedade civil que atua na área do género. Como parte do plano curricular do mestrado estagiou com a associação Planoi no âmbito do projeto MaRvel: masculinidades reveladas com o intuito de contribuir para a construção da metodologia de intervenção do projeto através de dinâmicas educativas não-formais, para o desenvolvimento da metodologia e ferramentas de avaliação de impactos e apoiar na construção das ferramentas pedagógicas do projeto.
Durante a sua experiência académica levou a cabo projetos de investigação na área da migração e violência estrutural, entre eles produzindo um filme etnográfico - “Benefits: bureaucratic whirlpools and vulnerability”. A dissertação de licenciatura incidiu sobre violência estrutural e os motins de Londres em 2011“The London Riots: the (in)visibility of violence”.
Construiu e facilitou um projeto de educação não-formal independente em vários centros e espaços comunitários no México e contribui para o WorldByte the School of Citizen TV -Organização de produção de programas alternativos de broadcast focados na igualdade, justiça social, movimento “sem fronteiras” e formação de acesso livre em produção de filme e jornalismo ativista e para o Peace Pledge Union.