Abílio Oliveira é licenciado em engenharia informática (curso de 5 anos, pré Bolonha). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social. Tem Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (associada à lição 'O impacto do desenvolvimento e uso de aplicações gamificadas na perceção e adoção do e-banking em Portugal'). É Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, onde leciona nas áreas da programação, sistemas de informação, metodologias de investigação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais. Tem estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), o Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação Avançados (ADETTI-IUL) e, actualmente, Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-IUL). Defende a multidisciplinaridade e, para além das tecnologias da informação e computação aplicada, interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde. Tem estado envolvido em trabalhos que versam temáticas como a prevenção do suicídio, a aprendizagem, a sociedade da informação, as ciberculturas, as redes sociais, o gaming e, sobretudo, a informática e computação aplicada, visando contribuir para a participação cívica, cidadania digital e a mudança social, a educação, a saúde, bem como para o desenvolvimento de sistemas de informação, a adopção e a divulgação de tecnologias de informação e o uso da gamificação; em suma, tem como maior foco a informática e computação aplicada em diferentes contextos no estudo do comportamento humano. Tem participado em vários eventos científicos e outras acções, a nível académico, escolar e social. É também autor de diversos artigos editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, assim como de alguns livros, por exemplo: Jogos Sérios - A Arte de Gamificar (2022), O Desafio da Morte (2008), Ilusões na Idade das Emoções (2008), Passagem (2009), ou O Desafio da Vida (2011). Realizou programas de rádio, sempre gostou de praticar desporto, defende um mundo sustentável, uma vivência saudável e é vegetariano. Acima de tudo, é um apaixonado pela Vida.
Resumo CV
Qualificações Académicas
Universidade/Instituição | Tipo | Curso | Período |
---|---|---|---|
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
|
Agregação | Ciências e Tecnologias da Informação | 2021 |
ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
|
Doutoramento | Psicologia Social | 2004 |
ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa
|
Mestrado | Psicologia Social e Organizacional | 1995 |
Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNL
|
Licenciatura | Engenharia Informática | 1988 |
Áreas de Investigação
Computação Aplicada |
Sistemas de Informação |
Aceitação e Uso de Tecnologia |
Gamificação |
Metaverso e realidade virtual |
Informática Aplicada às Organizações |
Gaming e e-Sports |
TIC no Ensino e Aprendizagem |
SI e aplicações na Saúde |
Cidadania digital e redes sociais |
Ciência de Dados |
Música e Tecnologia |
Classificação Fields of Science and Technology
Ciências da Computação e da Informação Ciências Naturais |
Outras Engenharias e Tecnologias Engenharia e Tecnologia |
Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática Engenharia e Tecnologia |
Psicologia Ciências Sociais |
Ciências da Educação Ciências Sociais |