A informação contida neste perfil público poderá estar desactualizada.

Adelino Gomes
Projetos de Investigação
Agenda Setting em Portugal numa Perspectiva Comparada: A Legislação, as Promessas Partidárias, a Opinião Pública e os Media
É objectivo deste projeto inscrever Portugal na rede internacional Comparative Policy Agendas Project (CAP) , que efetua análises comparativas (nacionais e internacionais) da priorização, agendamento e evolução das políticas, com base no trabalho pioneiro sobre dinâmicas das políticas públicas nos Estados Unidos da América desde a segunda guerra mundial desenvolvido por Frank Baumgartner e Bryan Jones (1993, 2005), da Universidade de Austin-Texas. Nos últimos anos, o CAP evoluiu para um grande projeto de âmbito internacional, que reúne investigadores dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa, com o objectivo de desenvolver análises comparadas da priorização dos problemas públicos e das dinâmicas de mudança nas políticas públicas.O CAP tem por objectivo compreender como e porquê os governos priorizam algumas políticas e não outras, e inclui problemas específicos de investigação, tais como: qual o efeito da opinião pública na agenda legislativa? como influenciam os media a produção legislativa? Os partidos são importantes na antecipação da mudança?Para permitir a realização de análises comparativas, os parceiros envolvidos neste projeto adoptam uma metodologia idêntica para classificar diferentes fontes por tópico (legislação, orçamentos, notícias, manifestos eleitorais, opinião pública). Este sistema permite estudar (a mudança) de atenção relativamente a um tópico particular (e.g. hospitais) e os factores explicativos.É nosso propósito replicar esta metodologia de pesquisa e codificação em Portugal.  Assim, o  projeto AGENDA SETTING EM PORTUGAL NUMA PERPECTIVA COMPARADA pretende contribuir para a investigação da área das Políticas Públicas, para a análise da priorização de problemas públicos como surgem novos assuntos, novas ideias, novas propostas políticas) e  para o estudo das mudanças e permanências nas políticas públicas em Portugal nas últimas décadas.
Informação do Projeto
2017-06-12
2017-06-12
Parceiros do Projeto
Jornalismo e Sociedade
O projeto jornalismo e sociedade (PJS) desenvolve a sua actuação na intersecção entre comunicação social, prática jornalística e sociedade. O projeto inspira-se na prática do Pew Project for the Excellence in Journalism.O projeto pretende contribuir para compreender a performance do jornalismo no contexto português e também qual o impacto da revolução digital em curso na transformação da prática informativa. O projeto espera que uma melhor compreensão do que o sector informativo dos media oferece aos cidadãos leve, por sua vez, os jornalistas a desenvolver um melhor trabalho e, também, permitir aos cidadãos perceber o que podem esperar do jornalismo e o que devem exigir dele.O projeto, ao contrário de algumas visões analíticas, não abraça nenhuma posição política, considerando-se imparcial na sua abordagem da prática da imprensa no quadro mais vasto do sector dos media. Igualmente, não desenvolve a sua análise partindo de qualquer pressuposto sobre a primazia da influência de actores específicos sobre o funcionamento ou agenda da imprensa, como sejam o sector empresarial, poderes públicos ou publicidade. Em vez disso, o projeto procura estudar a imprensa com um espírito aberto e sólida orientação empírica, tendo presente que várias pressões, questões e tendências podem governar e influenciar a imprensa de diferentes formas em diferentes momentos.O projeto apresenta-se com o objectivo de criar pontes entre jornalistas e académicos e entre ambos e o público.A escolha do contexto da relação entre jornalismo e sociedade como forma de estabelecer uma ponte entre cidadãos, academia e jornalistas, parte do pressuposto que a actuação pública por parte de empresários e empresas, organizações da sociedade civil, administração, governo, parlamento, presidência da república, poder local e regional encontra nas temáticas das políticas públicas o seu espaço de eleição para a participação e discussão nas sociedades democráticas.A prática profissional dos jornalistas e o papel dos ...
Informação do Projeto
2011-08-31
2014-08-31
Parceiros do Projeto
As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal
O projecto tem como objectivo, estudar sistematicamente os profissionais que representam quase 50% do total dos jornalistas portugueses em actividade: qual a imagem que têm da profissão? qual a imagem que julgam existir, no espaço público, relativamente à sua profissão? Qual a relação que estabelecem com os colegas de trabalho? Como imaginam as relações com o poder? Questões urgentes, considerando o impacto desta nova geração de jornalistas, com as suas frustrações e os novos valores que perfilha, na formação da opinião pública em Portugal.
Informação do Projeto
2009-12-01
2013-05-31
Parceiros do Projeto
Perfil Sociológico do Jornalista Português
O projecto de investigação divide-se em três partes. Na primeira pretende-se caracterizar sociograficamente este grupo profissional. Para tal recorrer-se-á aos impressos utilizados para pedidos de carteira profissional ou para renovação da mesma. A carteira profissional é título obrigatório para o exercício da profissão. O seu pedido é feito em períodos certos. Significa isto que, de Setembro a Dezembro de 2003, entraram no Sindicato dos Jornalistas (no caso de jornalistas sindicalizados) e na Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas, cerca de 6.000 pedidos, o que corresponde à totalidade dos profissionais actualmente em exercício. A consulta exaustiva dos documentos em questão permite obter informações seguras sobre: local de nascimento, idade, sexo, número de anos de exercício da profissão, sector da comunicação social onde cada requerente trabalha (imprensa escrita, rádio ou televisão), nível de habilitações literárias, etc. Note-se que todos estes dados estão já digitalizados. Por outro lado, o Sindicato actualiza, regularmente, as informações relativas aos seus associados. Assim, e paralelamente à análise da situação actual, ser-nos-á possível proceder a um estudo diacrónico abrangendo um número largamente representativo de elementos da classe (cerca de dois terços). Na segunda parte procurar-se-á contextualizar os dados anteriormente obtidos assumindo, como termos de comparação, a Europa e o Brasil. No que respeita à Europa, e na sequência do protocolo firmado com o Sindicato de Jornalistas, beneficiaremos da informação disponibilizada por organismos congéneres e que resultam de numerosas investigações efectuadas sobre a mesma matéria. Para o Brasil, contamos com os trabalhos levados a cabo, nomeadamente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Informação do Projeto
2005-09-01
2009-11-30
Parceiros do Projeto