Alba Zarza Arribas é arquiteta (Grado en Fundamentos de la Arquitectura, 2015; Máster en Arquitectura), Especialista Universitária em História e Estética da Cinematografia (2020) e Doutorada em Arquitetura (2023, Menção Internacional), pela Universidade de Valladolid (Espanha).
É atualmente investigadora integrada do Dinâmia'CET - ISCTE-IUL, no projecto de investigação 'ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939- 1985)' (European Research Council – ERC Starting Grant nº GA949686).
A sua investigação de doutoramento, financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal) e desenvolvida no Departamento de Teoría de la Arquitetura y Proyectos Arquitectónicos da Universidade de Valladolid e no Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto (Portugal), centra-se na relação entre arquitetura e cinema, e especificamente na representação da habitação na Península Ibérica durante as décadas centrais do século XX.
Foi investigadora do Centro de Estudos Arnaldo Araújo | CEAA (2018-2024), onde participou em diversos projectos de investigação. É membro associado do Instituto Universitario de Urbanística da Universidade de Valladolid, membro da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e correspondente da revista Proyecto, Progreso, Arquitetura.