Alejandra Ortiz é doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Mestre em Sociologia pela mesma universidade (ISCTE-IUL) com uma pós-graduação em Análises de dados em Ciências Sociais e licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da República Oriental do Uruguai. É investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE, na linha de investigação Desigualdades, Migrações e Políticas Públicas. Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito das migrações, políticas públicas, saúde e migrações, cidadania e descendentes de imigrantes. Tem publicado artigos em revistas nacionais e internacionais, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Os seus principais interesses de investigação são as migrações, saúde pública, políticas públicas, refugiados, integração de imigrantes.
Durante os últimos dois anos (2020-2022) desempenhou funções de Técnica Especialista no Gabinete da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações do XXII Governo Constitucional, tratando principalmente das questões de integração de pessoas imigrantes e refugiadas nas áreas da saúde, ensino superior, aprendizagem da língua e associativismo. A experiência no gabinete governamental, proporcionou-lhe um sentido de responsabilidade e de missão aliados a uma enorme capacidade para encontrar soluções e respostas adequadas às circunstâncias, tendo ainda contribuído fortemente para assentar a experiência profissional e académica nesta área. No âmbito destas funções, destaco em primeiro lugar as medidas de apoio aos imigrantes e refugiados durante a crise pandémica, em particular a obtenção do n.º de utente e os procedimentos de acesso à Vacinação COVID, medida que recebeu o reconhecimento internacional; em segundo lugar a revisão dos cursos de português como língua de acolhimento, que permitiram melhorar e flexibilizar procedimentos alargando a oferta e ajustando a resposta às necessidades linguísticas dos imigrantes. Em terceiro lugar, a revisão das condições de aceso dos estudantes estrangeiros ao ensino superior e em quarto lugar a concretização do programa nacional Integrar Valoriza que promove a integração de imigrantes ao nível local através da intervenção em quatro dimensões: (i) Descentralização, comunicação e proximidade, (ii) Capacitação, qualificação e emprego; (iii) Habitação e (iv) Investigação aplicada, envolvendo mais de 50 municípios do norte ao sul do país e ilhas. Estas medidas envolveram vários gabinetes governamentais, serviços públicos e parceiros da sociedade civil e do tecido empresarial.