Ciência-IUL    Autores    Alejandra Ortiz    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
O Impacto da imigração no sector agrícola: o caso do Alentejo
A migração dos trabalhadores, tanto em termos geográficos como em termos ocupacionais de atividades relacionadas com a agricultura, consiste numa das maiores transformações neste sector no século XX. O meio rural português tem sido caracterizado pelo elevado índice de desertificação, bem como pelo envelhecimento da população. Em paralelo a agricultura, principal atividade económica localizada no meio rural observou um declínio substancial em termos de preponderância no mercado laboral e na economia nacional. A combinação da falta de mão de obra e a os elevados níveis de concorrência tem incentivado um processo de reestruturação do sector agrícola, apostado fortemente na internalização. A integração de trabalhadores estrangeiros e a expansão da procura de mão de obra no sector agrícola Português constituem um paradoxo atendendo ao declínio do meio rural observado no século XX. Este paradoxo constitui o ponto de partida deste projeto de investigação, que tem quatro dimensões principais: 1. Identificar as características, intensidade e determinantes da procura de mão de obra estrangeira no setor agrícola na região do Alentejo; 2. Analisar o perfil sociodemográfico e as expectativas dos trabalhadores estrangeiros inseridos no mercado de trabalho do sector agrícola na região do Alentejo
Informação do Projeto
2018-11-01
2020-09-30
Parceiros do Projeto
Revisão da Carta Educativa do Município de Lisboa
Informação do Projeto
2017-06-30
2019-02-28
Parceiros do Projeto
Carta Educativa para o Concelho de Vila Franca de Xira
Informação do Projeto
2014-09-29
2015-07-28
Parceiros do Projeto
Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios
O objectivo geral do projeto é justamente contribuir para a definição de estratégias de aprendizagem adequadas aos adultos imigrantes com pouca ou nenhuma escolaridade, em diferentes contextos de aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna, no intuito de incluir este grupo específico nos programas de aprendizagem em curso. Pretendeu-se, primeiro, traçar uma caracterização da população nacional de países terceiros a frequentar os diversos contextos formativos de ensino de português língua não materna existentes na oferta educativa e institucional a nível nacional, procurando identificar as características sociodemográficas do subgrupo que é objecto central deste estudo. Esta dupla caracterização, que constituiu um primeiro patamar no plano de trabalhos, possibilitou identificar os grupos mais vulneráveis dentro de um grupo já de si com necessidade específicas a nível de competências linguísticas e dificuldades no acesso à formação, bem como revelar a sua importância no seio da população de origem imigrante. Num segundo momento, investigamos como a alfabetização de imigrantes/estrangeiros em Portugal tem sido tida em conta ao nível das políticas de integração destinada à população imigrante, seja em termos de inserção socioprofissional, de oportunidades educativas, processos de naturalização ou de participação cidadã. Dentro das políticas existentes focamos no enquadramento do processo de aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua não materna no seio das políticas de integração, revisando os recursos existentes para este fim -- materiais diversos, recursos humanos, espaços disponíveis, redes de trabalho implicadas. Num terceiro momento, levamos a cabo o aprofundamento destes contextos e do perfil dos indivíduos, através dum trabalho de etnográfica de sala de aulas e etnografia linguística em contextos diferentes de formação na Grande Lisboa. Da combinação destes três momentos de investigação elaboramos um diagnóstico das políticas e metodo...
Informação do Projeto
2014-01-01
2016-12-31
Parceiros do Projeto
Multilevel governance of cultural diversity in a comparative perspective: EU-Latin America
O objetivo geral deste projeto é criar uma rede transnacional de investigação e formação interdisciplinar entre universidades e centros de investigação europeus e latino-americanos, a fim de promover a transferência de conhecimento e produzir investigações inovadoras no campo da governança multinível da diversidade cultural numa perspetiva comparativa.
Informação do Projeto
2014-01-01
2018-06-30
Parceiros do Projeto
Saúde e Cidadania: Disparidades e Necessidades Interculturais na Atenção Sanitária às Mães Imigrantes
Saúde e Cidadania: Disparidades e Necessidades Interculturais na Atenção Sanitária às Mães Imigrantes
Informação do Projeto
2011-07-01
2013-03-31
Parceiros do Projeto
Saúde e Cidadania: Disparidades e necessidades interculturais na atenção sanitária às mães imigrantes
O presente projecto tem por motivo a "cidadania de saúde" dos emigrantes e das mulheres grávidas como primeiro passo para a promulgação dos direitos de cidadania em Portugal.
Informação do Projeto
2011-03-15
2014-03-14
Parceiros do Projeto
Toward a Social Construction of an European Youth-Ness: Experience of Inclusion and Exclusion in the Public Sphere among Second Generation Migrated Teenagers
Desenvolver investigação utilizando métodos quantitativos e qualitativos sobre a realidade dos jovens filhos de imigrantes nas cidades europeias.
Informação do Projeto
2006-05-29
2006-06-29
Parceiros do Projeto