Barómetro de Pessoas que se encontram em situação vulnerável – Fase IV
Esta pesquisa iniciada em 2011 conta com três vagas de entrevistas concretizadas (a primeira em 2011, a segunda em 2014 e a terceira em 2017), possibilitando seguir neste período de tempo um painel de 47 pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade e produzir três relatórios que contribuíram para uma compreensão aprofundada dos processos sociais em jogo através da interpretação e (re)construção das trajetórias de vida destas pessoas. Tal como na Fase III, o objetivo central do Barómetro nesta Fase IV assenta na compreensão dos processos que acentuam ou quebram ciclos de vulnerabilização, por via da análise do acesso e da apropriação de recursos disponibilizados pelas políticas públicas, mas também dos recursos individuais e das capacidades de projeto das pessoas que constituem o painel. Tendo por base as noções de tempo e mudança, importa: - Descrever o tipo de mudança que ocorre, em quem e no quê, em que momento e em que contexto, identificando-se os aspetos essenciais e as inter-relações entre eles; - Analisar de que forma e porquê as mudanças ocorrem, verificando como os indivíduos se posicionam no momento presente, (re)interpretam a sua trajetória de vida e projetam o seu futuro, e que recursos individuais e sociais são mobilizados face às oportunidades que lhes são oferecidas/negadas; - Interpretar a natureza e o sentido destas mudanças.
Informação do Projeto
2020-06-04
2022-03-30
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (GEC) - Líder
Barómetro de Pessoas que se encontram em situação vulnerável - Fase III
Uma equipa tem conduzido, desde 2011, um estudo longitudinal, com uma abordagem qualitativa - Barómetro de Pessoas em Situação Vulnerável - no âmbito da Luta Contra a Pobreza no Observatório da Cidade de Lisboa, promovido pela EAPN Portugal. Com três conjuntos de entrevistas, foi possível acompanhar o mesmo grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade ao longo do tempo, atendendo aos objetivos de pesquisa, especificamente: detectar processos de vulnerabilidade em relação a diferentes perfis de pobreza e suas repercussões no caminho da vida; analisando recursos individuais e disposições de ativação destinadas a construir autonomia económica e de vida; e avaliar o impacto das dimensões socioeconómicas, políticas e institucionais subjacentes à produção de recursos e as oportunidades concedidas aos sujeitos. Os critérios de seleção dos entrevistados basearam-se em dois eixos: perfis de vulnerabilidade que outros estudos demonstraram predominar na cidade de Lisboa com a visão de compreender a diversidade de situações e avaliar o impacto das políticas sociais em termos de características de situações de vulnerabilidade; e o eixo territorial, onde duas áreas em Lisboa foram identificadas devido aos índices socioeconómicos mais altos e diferentes em termos de índice de envelhecimento e juventude e tipo de habitação. Dado estes três eixos, uma distribuição de perfil foi obtida da seguinte forma: trabalhadores pobres e desempregados; cuidadores informais femininos; idosos em condições vulneráveis, incapazes de trabalhar devido a doença e não afiliados.
Informação do Projeto
2016-11-02
2017-10-31
Parceiros do Projeto
Estudo dos Fenómenos Migratórios: 2014 - 2030
Este estudo teve dois objetivos centrais: por um lado, situar num horizonte temporal de médio prazo (até 2030) as transformações económicas, sociais e políticas que enquadram os movimentos populacionais de emigração e de imigração, tanto num contexto internacional como no contexto nacional, por outro lado, apoiar a elaboração de estratégias de intervenção e a reformulação das estruturas orgânicas do Alto Comissariado para as Migrações.
Identificaram-se as principais forças motrizes que estruturam as mobilidades populacionais, clarificaram-se as variáveis transversais ao desenvolvimento económico e social e colocou-se em discussão os diferentes cenários para Portugal em termos de migrações. Através do levantamento e análise de diferentes estudos nacionais e internacionais, sistematizaram-se vários tipos de cenários, identificaram-se algumas das variáveis-chave estruturadoras dos fenómenos de mobilidade, nomeadamente nas dimensões económica, social e política e apresentaram-se os principais dados existentes sobre a volatibilidade dos fluxos de entrada e saída. As tendências prospetivas cruzam esta informação com os resultados da consulta a informadores privilegiados sobre as principais incertezas estruturantes que se colocam no futuro das migrações até 2030 e as duas principais tendências sobre a mobilidade em Portugal em termos de fluxos de entrada e saída.
Informação do Projeto
2014-12-01
2015-03-31
Parceiros do Projeto
Rester en Ville
Propomos uma abordagem comparativa internacional para submeter-se à mesma inquirição os bairros afetados por mudanças, por hipótese, cujas causas são comparáveis ??(globalização, metropolização, transformação dos governos nacionais e locais), mas também as consequências em termos de efeitos sociais e mudança. As relações entre resiliência e resistência nesses quatro bairros urbanos da Europa Central serão estudadas com base nas práticas dos residentes e dos usuários, em que consideramos menos a lógica tradicional do "distrito trampolim" do que a existência de esferas da vida, pertences e usos que vão muito além do bairro, e podem ser descritos como "sócio-esferas", e ser entendidos através da noção de "cenas". A análise será baseada em entrevistas sobre o curso de vida de indivíduos e famílias que vivem no bairro no momento da pesquisa, e particularmente aqueles que lutam para se manter desenvolvendo estratégias residenciais (de acordo com a lógica família, amigos, profissionais), bem como aos indivíduos e famílias cuja presença no espaço público e seu apego ao território (manifestado pelas atividades e práticas de certos lugares) expressam e sustentam o desejo de terem um apelo gratuito. O objetivo de "ficar na cidade" é, portanto, a espinha dorsal do inquérito a 4 distritos centrais das principais cidades europeias: Paris, Bruxelas, Lisboa e Viena. Essas entrevistas, 240 em número (60 por zona), serão complementadas por observações baseadas no local, baseadas em sistema, na medida em que ofereçam capturas de resistência / resiliência. Os "sistemas de lugares" assim elaborados são combinados com "sistemas de ligação" que permitem descrever a hospitalidade da área de recepção, as suas comodidades e a possibilidade de algumas famílias pobres permanecerem no centro da cidade, apesar de, e talvez por causa da metropolização.
Informação do Projeto
2014-09-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Barómetro de Pessoas que se encontram em situação vulnerável - Fase II
Uma equipa tem conduzido, desde 2011, um estudo longitudinal, com uma abordagem qualitativa - Barómetro de Pessoas em Situação Vulnerável - no âmbito da Luta Contra a Pobreza no Observatório da Cidade de Lisboa, promovido pela EAPNPortugal. Com três conjuntos de entrevistas, foi possível acompanhar o mesmo grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade ao longo do tempo, atendendo aos objetivos de pesquisa, especificamente: detectar processos de vulnerabilidade em relação a diferentes perfis de pobreza e suas repercussões no caminho da vida; analisando recursos individuais e disposições de ativação destinadas a construir autonomia económica e de vida; e avaliar o impacto das dimensões socioeconómicas, políticas e institucionais subjacentes à produção de recursos e as oportunidades concedidas aos sujeitos. Os critérios de seleção entrevistados basearam-se em dois eixos: perfis de vulnerabilidade que outros estudos demonstraram predominar na cidade de Lisboa com a visão de compreender a diversidade de situações e avaliar o impacto das políticas sociais em termos de características de situações de vulnerabilidade; e o eixo territorial, onde duas áreas em Lisboa foram identificadas devido aos índices socioeconómicos mais altos e diferentes em termos de índice de envelhecimento e juventude e tipo de habitação. Dado estes três eixos, uma distribuição de perfil foi obtida da seguinte forma: trabalhadores pobres e desempregados; cuidadores informais femininos; idosos em condições vulneráveis, incapazes de trabalhar devido a doença e não afiliados.
Informação do Projeto
2013-09-18
2015-03-31
Parceiros do Projeto
Avaliação/Monitorização do “Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria”
Este projeto procurou recolher, analisar e fornecer um conjunto detalhado de informações sobre os projetos financiados pelo "Programa de Desenvolvimento Comunitário para a Mouraria", visando uma análise integrada do PDCM, sua implementação e funcionamento, bem como os objetivos alcançados nesta fase de trabalho: "a análise individual e comparativa deve se concentrar em cada projeto em relação à realização dos objetivos propostos e a contribuição de cada um deles para os resultados de cada e cada eixo em relação aos objetivos gerais do PDCM ".
Informação do Projeto
2012-11-30
2013-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação externa do projecto-piloto mediadores municipais
Project goals: To continue the external evaluation of the Municipal Mediators project, in the municipalities that renewed the protocols. The pilot project started in September 2009. The methodology favoured a qualitative approach, complemented by a more extensive and quantitative approach, focusing on techniques for collecting information semi-directive interviews, the application of a questionnaire survey and a balance of competences. The treatment of the collected original information was done through analysis of content and statistical treatment, while all the documentation available was subject of documentary analysis.
Informação do Projeto
2012-01-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto