Ana Teresa Afonso é Mestre em Saúde Pública (Saúde Global) pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) (2021) e Licenciada em Enfermagem pela ESEL - Polo CG de Lisboa (2008). Durante a licenciatura, realizou o programa Erasmus na Malmö Högskola, na Suécia.
É docente auxiliar convidada no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e leciona a UC de Saúde Pública em Ação Humanitária, nos Mestrado de Ação Humanitária e ErasmusMundus do ISCTE-IUL.
Detém um vasto currículo e experiência de campo em diversos contextos humanitários (emergências e catástrofes) tanto em posições clínicas/técnicas, como de gestao e coordenação de resposta a emergências de média e larga escala, com fortes ligações a organizações internacionais e à comunidade humanitária:
- Médicos Sem Fronteiras (MSF)
- Organização Internacional para as Migrações (OIM)
- UK-MED (Iniciativa da EMT, Organização Mundial da Saúde) – onde, atualmente, desempenha funções de Consultora/Advisor Senior em Saúde Humanitária, focando-se no desenho/estratégia e liderança técnica de programas de saúde integrados, com especial relevo para Epidemias e Surtos de doencas Infecciosas. Recentemente liderou respostas no Malawi, Zambia e Rwanda, entre outras.
Desenvolveu experiência operacional e de campo, gestão e desenvolvimento de projetos, negociação com governos locais, agências de doadores, parceiros da ONU e reporting no Médio Oriente (Arábia Saudita), África (Sudão do Sul, Guiné-Bissau, Malawi), Bangladesh, Laos, Venezuela e Ucrânia.
Participa em projetos de formação e capacitação de profissionais na área humanitária e colabora com parceiros e entidades académicas internacionais como a University of Glasgow – “Migrant and Refugee Health in Humanitarian Emergencies”; Royal College of Surgeons of Edinburgh (RCSEd); a London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), onde colaborou no Humanitarian Health Crisis Center (HHCC); e a UK-HSA (Health Security Agency). Desenvolve pacotes de treino para aumentar competencias em preparacao e resposta a Emergências para a iNGO UK-Med, com workshops/webinars e exercícios de simulação em escala (SIMEX).
Tem experiencia como facilitadora/formadora em áreas de Saúde Pública:
- UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST) - Deployment Course;
- READY Initiative (programa de capacitacão de ONGs locais para resposta a surtos de doenças infecciosas);
- UN-International Organization for Migration (OIM) -Afeganistão;
- Johanniter Internacional - Sudão do Sul e SAMS -Gaziantep, Turquia.
Os seus atuais interesses de investigação focam-se no acesso e barreiras de saúde de populações migrantes; Avaliação e melhoria de sistemas e serviços de saúde pública em contextos fragilizados; Comunicação e políticas de saúde pública; Sistemas de informação em saude; Coordenação multisectorial de respostas em emergência, Formação e profissionalização de trabalhadores no setor humanitário.