Anabela Rodrigues Santiago é doutorada em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro (maio de 2025). É atualmente investigadora integrada do Centro de Estudos Internacionais (CEI- Iscte).
Foi bolseira de Investigação de Doutoramento (Fundação para a Ciência e Tecnologia - Centro Científico e Cultural de Macau e membro da unidade de investigação GOVCOPP (Governança, Competitividade e Políticas Públicas) do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, do qual ainda é membro externo.
Tem participado em conferências e congressos nacionais e internacionais, como oradora, com comunicações ligadas à Administração Pública, às Políticas Públicas de saúde e ao tópico da governança colaborativa.
Foi membro da COST Action CHERN – China in Europe Relations Network (WG1) e participou em vários projetos no âmbito da mesma, entre eles: i) uma missão científica de mapeamento de investimentos chineses no sector agroalimentar (University College of Cork); ii) CHERN Training School: China Scholarship and Policy Advice: Reaching Out Policy-makers (European Commission, Brussels) e iii) uma missão científica de mapeamento dos projetos chineses no âmbito da Rota da Seda da Saúde na Europa (University College of London).
Recentemente, pertence aos grupos de trabalhos da COST Action SiDnet - Science in Diplomacy Network, a partir do qual desenvolve uma nova linha de investigação ligada à atuação da UE em termos de diplomacia científico com parceiros do Sul Global (África, Ásia e América Latina).
English