Impacte do nível de escolarização (básico e secundário) na empregabilidade juvenil: Portugal no contexto europeu
Informação do Projeto
2009-09-01
2010-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- FLUP - (Portugal)
Migrações Internacionais de Profissionais: Estudo comparativo da imigração brasileira em Portugal e em França
O projecto tem como principal objectivo analisar as condições de circulação e integração dos profissionais brasileiros emigrados em Portugal e em França, tentando contribuir para um maior e melhor conhecimento das questões que estão relacionadas com a imigração de profissionais, em especial a sua circulação entre a América Latina e a Europa, uma vez que os processos migratórios incluam populações que têm todos os níveis de qualificação, os estudos sobre a imigração tendem a centrar a sua análise sobretudo nas populações não qualificadas.
Informação do Projeto
2006-03-10
2008-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- EHESS - Líder (França)
- CNRS - (França)
Mercado de Trabalho e Qualificações da População Activa em Portugal, 1991-2001
O estudo da relação entre os sistemas de qualificação e os sistemas de regulação formal e informal do mercado de trabalho em Portugal é o principal objectivo deste projecto. A hipótese de partida da investigação estabelece que, em sectores de actividade económica específicos, a inexistência de mecanismos e instrumentos de regulação do mercado de trabalho exigentes do ponto de vista das qualificações formais tem como efeito não coagir os sistemas de qualificação formal a terem uma melhor performance. Este projecto de investigação visa caracterizar os modos de recrutamento e inserção no mercado de trabalho de grupos com diferentes níveis de qualificação e analisar de que forma estes são afectados desigualmente por fenómenos como o trabalho precário, o desemprego e a própria evolução das formas de organização do trabalho; caracterizar os factores que condicionam a actual performance do sistema educativo português e a incidência de fenómenos como a repetência e o abandono escolar, nomeadamente antes do termo da escolaridade obrigatória.
Informação do Projeto
2005-01-02
2008-03-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Observatório Biologia e Sociedade
O estudo apresentado tem por objecto a Biologia, como disciplina científica e actividade profissional, e os seus praticantes, os Biólogos. Com este estudo pretendeu-se investigar, analisar e interpretar várias facetas da relação múltipla e complexa entre a Biologia e a sociedade em Portugal. Numa perspectiva integrada, consideraram-se, em especial: a formação da Biologia como ciência e como actividade com crescente impacto económico e social; a organização do ensino e da formação; o emprego e desempenho profissional dos biólogos; a interface entre a Biologia, os biólogos e a sociedade em que se integram, incluindo o seu activismo e protagonismo em organizações não governamentais e as imagens da Biologia e do biólogo na opinião pública. Perante novas oportunidades e riscos (no plano da empregabilidade), clivagens e dinâmicas de integração (no exercício da profissão), expectativas e tensões (entre investigação e acção, entre interesses científicos e profissionais, responsabilidades sociais e desafios de ordem ética), a Biologia e os biólogos expõem hoje, de forma paradigmática, os desafios com os quais as ciências e os seus profissionais se defrontam na era tecnológica.
Informação do Projeto
2003-11-03
2007-07-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- - - (Portugal)