Projetos de Investigação
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
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2021-02-23
2021-07-16
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Memória das Ciências Sociais em Portugal
O objetivo do projeto é a constituição de um amplo acervo público sobre a Memória das Ciências Sociais em Portugal, envolvendo a realização de entrevistas de história-de-vida filmadas com pesquisadores importantes as áreas da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política. Ele é uma realização conjunta entre a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL CIES), sob a coordenação de Celso Castro, António Firmino da Costa e Maria das Dores Guerreiro. O acervo começou a ser desenvolvido no contexto do projeto "Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: histórias de vida", iniciado em dezembro de 2007.
Informação do Projeto
2020-01-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Acompanhamento e análise do PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)
Este estudo tem como objetivo o acompanhamento e análise do PICCLE - Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita, um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027). Especificamente, visa-se conceber e concretizar um dispositivo de acompanhamento e avaliação dos resultados da utilização da plataforma digital desenvolvida no âmbito do PICCLE, tomando como foco a sua aplicação num conjunto de escolas-piloto.
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2019-10-17
2021-10-30
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Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017 O objetivo global deste projeto é o conhecimento sobre as condições de vida dos estudantes do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas (universitário e politécnico), obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável a nível europeu (este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu Eurostudent). As principais dimensões temáticas de caraterização dos estudantes são: A – Aspetos demográficos; B – Transição e acesso; C – Tipos e modalidades de estudo; D – Origens sociais; E – Residência; F – Despesas; G – Rendimentos; H – Emprego e orçamentos de tempo; I – Mobilidade e internacionalização J – Avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro.
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2017-04-18
2017-12-31
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Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Projeto transversal aos vários grupos de investigação do CIES-IUL que tem como  objetivo principal relacionar a problemática das desigualdades sociais com diferentes dimensões e setores da sociedade portuguesa, tendo como referência a análise comparativa à escala europeia. O projeto é coordenado pela direção do Observatório das Desigualdades e é constituído pela seguinte equipa: João Sebastião, Renato Miguel do Carmo, Susana da Cruz Martins, Joana Azevedo, António Firmino da Costa.  Pretende-se envolver o maior número de investigadores do CIES-IUL que tenham trabalhado direta ou indiretamente com a temática das desigualdades sociais. O projeto prevê como outputs principais: a organização e edição de um livro coletivo, a organização de um colóquio internacional, a criação de uma página de internet, a produção de pequenos filmes temáticos.
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2017-01-01
2017-12-31
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Diálogos de cientistas e cidadãos
Através da análise de diferentes objetos empíricos, o projeto tem como objetivo explorar as realidades e as potencialidades dos diálogos entre cientistas e cidadãos nas sociedades contemporâneas, contribuindo para o avanço do conhecimento a respeito dos modos de relação com a ciência, numa perspetiva de progresso social, de responsabilidade social e de empoderamento cognitivo e democrático dos cidadãos.
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2015-07-01
2018-12-31
PROCLEU: Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea
A análise das desigualdades sociais constitui um dos mais importantes instrumentos para conhecer a atual realidade europeia. O presente projeto pretende contribuir para essa análise, através de um conjunto de contributos inovadores quer no plano teórico-conceptual, quer no plano operatório. A investigação assenta numa análise extensiva e comparativa apoiada em base de dados internacionais, nomeadamente o European Social Survey, o EU-SILC e outros. A análise dá relevo às intersecções sistémicas e multidimensionais entre os segmentos estruturais “classe-país” e as distribuições integradas de rendimento, escolaridade, género e idade no espaço social da Europa.
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2014-03-06
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Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
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2012-06-30
2015-12-31
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A Sociedade em Rede em Portugal: uma década de transição
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2012-01-01
2014-12-31
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A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro
Procura-se desenvolver um estudo aprofundado sobre as condições de inserção de novos investigadores doutorados no sistema científico e tecnológico nacional, contratados pelas unidades de investigação no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência. Os objectivos que se procuram concretizar envolvem nomeadamente i. A caracterização e analise das condições de acolhimento, as formas de inserção e as expectativas de futuro dos investigadores doutorados contratados no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência; ii. caracterização e analise das práticas de acolhimento e as expectativas das instituições científicas que os contrataram; iii. A analise da evolução dos aspectos anteriormente referidos nas sucessivas fases de contratação (Ciência 2007, Ciência 2008) e ao longo dos anos de permanência dos investigadores nestas instituições (entre a contratação dos investigadores e a finalização deste estudo); A investigação de dimensões explicativas adicionais, nomeadamente as trajectórias científicas dos investigadores (produção científica, mobilidade, internacionalização e redes) e as perspectivas e orientações dos investigadores e coordenadores das instituições científicas a propósito destes processos.
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2009-10-20
2012-03-31
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Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
O projecto visa desenvolver mecanismos de monitorização que possibilitem acompanhar e avaliar de forma continuada a acção e o impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua direccionado para os estudantes do ensino superior. Pretende-se elaborar a caracterização socioeconómica dos estudantes que recorrem a este tipo de empréstimos para a frequência do ensino superior, mas também analisar a articulação e complementaridade do sistema de empréstimos com garantia mútua com os apoios prestados directamente pelo Estado através dos serviços de Acção Social Escolar. O presente estudo tem ainda por objectivo identificar parâmetros e resultados de programas e iniciativas similares desenvolvidos noutros contextos nacionais, nomeadamente em países da OCDE, susceptíveis de serem comparados com o alcance e impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua em Portugal.
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2009-04-01
2011-06-30
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Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O âmbito deste projeto foi a análise sociológica das dinâmicas de desenvolvimento das competências e das práticas de leitura na sociedade atual, tomando como pontos de observação principais a escola e as políticas públicas de promoção da literacia e da leitura, concretamente o Plano Nacional de Leitura. O objetivo central do projeto foi acompanhar e avaliar, nas suas diferentes vertentes, o Plano Nacional de Leitura, ao longo dos cinco anos da sua primeira fase. Pretendeu-se produzir um conjunto de elementos relativos à execução do PNL, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacto do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura. Recorreu-se a uma metodologia plural (‘mixed-methods’), incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso, recolhendo informações e opiniões dos vários atores envolvidos na execução do Plano.
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2008-11-05
2011-07-30
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Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
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2008-10-17
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Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal
O projecto visa assegurar, nas suas várias vertentes, a participação de Portugal no PIAAC (The Programme for the International Assessment of Adult Competencies). O PIAAC é um estudo comparativo internacional, promovido pela OCDE, dirigido à avaliação das competências da população adulta, com idades entre os 16 e os 65 anos, no qual participam mais de 30 países. Após o IALS (International Adult Literacy Survey), este será o primeiro grande estudo internacional neste domínio. As competências dos adultos serão avaliadas através de uma metodologia directa que implica a realização de uma prova em computador ou em papel. Os domínios de competências em avaliação nesta pesquisa são literacia, numeracia e resolução de problemas em ambientes tecnológicos.
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2008-10-01
2012-07-01
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Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
O principal objectivo deste projecto é o de conhecer a trajectória académica de cientistas sociais de língua portuguesa nascidos na primeira metade do século XX, através da realização de entrevistas de história-de-vida, no sentido produzir informação sobre a história e as características do desenvolvimento das Ciências Sociais desses países. Serão realizadas entrevistas com diferentes grupos geracionais de cientistas sociais de países da CPLP.
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2008-04-01
2014-12-01
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Learning to Learn
O projecto consistiu na aplicação nacional do pré-piloto de um inquérito por questionário às competências e representações acerca da aprendizagem dos alunos do ensino básico, com 14 anos de idade, promovido pela Comissão Europeia. Inquiriram-se alunos de cinco escolas do país, enquadradas em contextos sócio-espaciais diversificados e realizaram-se, paralelamente, com o objectivo de obter uma percepção mais aprofundada sobre instrumento criado, cinco Focus Group com os jovens inquiridos.
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2008-03-01
2008-03-15
Parceiros do Projeto
O Valor Económico da Língua Portuguesa
Este projecto visa determinar o valor económico directo da língua portuguesa (actual e potencial) no contexto contemporâneo de globalização, nomeadamente em actividades económicas e empresariais nos domínios do ensino, da cultura e da comunicação que envolvem o uso do português.
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2008-02-15
2009-03-01
Parceiros do Projeto
Os Premiados do Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação: Análise dos Percursos Científicos e Profissionais
Tomando como referência os premiados do programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação, este projecto visa analisar as carreiras académicas e profissionais de jovens investigadores portugueses, explorando, entre outros, as condições geradoras de vocações científicas e os contextos e dinâmicas actuais da ciência na sociedade portuguesa. Mais especificamente o projecto baseia-se nos seguintes procedimentos: análise documental dos dossiers de candidatura e dos CV’s actualizados dos premiados, entrevistas biográficas a uma amostra dos premiados e entrevistas de contextualização a elementos do júri do Programa.
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2007-07-01
2008-01-30
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Inquérito Sócio-Económico aos Estudantes do Ensino Superior - Eurostudent 2005
O objectivo global é o conhecimento em termos sócio-económicos da população estudantil de cada um dos sectores do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas, obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável no quadro superior.
Informação do Projeto
2003-11-26
2005-05-30
Parceiros do Projeto
Padrões de Vida: Perfis e Tendências na Sociedade Portuguesa Contemporânea
Produzir um conjunto de desenvolvimentos inovadores no âmbito do que, se pode chamar a caracterização social de populações. No centro do projecto está a intenção de combinar novas propostas teóricas com a exploração de novas possibilidades de recurso a informação impírica.
Informação do Projeto
2000-12-01
2003-06-15
Parceiros do Projeto
A Modernização das Estruturas Sociais
Pretende-se com este projecto colmatar significativas lacunas de conhecimento que se verificam a propósito de uma questão tão decisiva como é a dos processos de modernização da sociedade portuguesa contemporânea. O objectivo central é proceder a uma análise sociológica, elaborada no plano teórico e solidamente suportada no plano da evidência empírica, dos processos de reconfiguração das estruturas sociais que atravessam actualmente a sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
1997-05-15
2000-11-30
Parceiros do Projeto
Competitividade e Exclusão Social: as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Com este projecto procuramos, através da análise comparativa das duas principais áreas metropolitanas portuguesas (Lisboa e Porto), analisar os processos em curso de alteração dos factores de competitividade e de emergência de sistemas territoriais de inovação com as recomposições sociais que lhes estão associadas, bem como os processos de produção/reprodução de novas formas de exclusão social.
Informação do Projeto
1997-03-01
2000-12-30
Parceiros do Projeto