Jaime Lourenço é natural de Castelo Branco e actualmente vive em Lisboa. É doutorado em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL, mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. O estudo do jornalismo de cinema é o mote da sua investigação. Teve uma bolsa de doutoramento financiada e apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
É Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE-IUL, do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNova) e do Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas (NIP-C@M), da UAL.
Como jornalista, é cronista no jornal Reconquista, onde também coordenou uma rubrica cultural (Navegações). Trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, nos programas Agora Nós e Eurovisão 2018 - Todos a Bordo, estagiou na TVI, no programa Cinebox, foi apresentador e assistente de produção e redacção do programa E2 (RTP2), membro da 4ª edição da Academia RTP e colaborador em publicações como a revista Premiere, a revista online Metropolis ou o jornal Ensino Magazine e foi editor da secção de cinema da ESCSMagazine entre 2012 e 2015.
A sua tese de mestrado, 'Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24', foi o primeiro trabalho académico sobre a temática em Portugal. Em 2014 publicou o primeiro livro 'Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva', uma colectânea de artigos publicados em vários jornais e revistas editado pela RVJ Editores, e em 2021 cocoordenou o livro 'Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural', editado pelo NIP-C@M.