Noémia Pizarro é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1999) e mestre em Direito da União Europeia pela Universidade Livre de Bruxelas (2001). Tem uma pós-graduação em Direito Social europeu pela Faculdade de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa (2002) e um diploma de estudos avançados em Ciência Política, especialização em Relações Internacionais, pelo ISCTE-IUL (2018). Frequenta o curso de doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais, no ISCTE-IUL, onde desenvolve uma tese sobre a política externa de imigração da União Europeia.
Tem um percurso profissional de mais de vinte anos dedicado ao trabalho político e às questões europeias (migrações, defesa e direitos fundamentais). Foi Chefe do Gabinete da Ministra da Defesa Nacional (2022-2023), Chefe do Gabinete da Secretária de Estado da Defesa Nacional (2018-2019) e Chefe do Gabinete da Presidente da Assembleia da República (2011-2015). Foi assessora política de uma Eurodeputada no Parlamento Europeu (2005-2009), onde apoiou o trabalho político e legislativo nas comissões parlamentares de assuntos externos; liberdades cívicas, justiça e assuntos internos; assuntos constitucionais e na Delegação parlamentar UE-Rússia. Foi Secretária-Geral do Conselho Português do Movimento Europeu (2007-2009). Foi assessora política do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2009-2011), e do Ministro da Defesa Nacional (2020-2022), tendo coordenado, nesta época, a contribuição do Ministério da Defesa Nacional para a Presidência Portuguesa da UE, no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa. Foi jurista-linguista no Serviço de Publicações Oficiais da União Europeia, no Luxemburgo (1999-2000).
Na academia, foi assistente convidada na Universidade Católica Portuguesa (2001-2004), onde lecionou as cadeiras de Ciência Política, Estudos Europeus e Introdução ao Direito. Foi investigadora no IEEI, Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (2001-2005), em Lisboa, no Departamento Europeu. Colabora regularmente com organizações nacionais da sociedade civil como consultora nos temas da imigração, ambiente e desenvolvimento, e com a Comissão Europeia, como avaliadora do programa CERV.
Foi coautora da primeira versão consolidada, em português, do Tratado de Lisboa (2009), e autora de diversas publicações não académicas sobre questões europeias. Estudos e publicações recentes são: Podemos arriscar a incoerência? O ano de todos os desafios para o desenvolvimento (FEC/IMVF, junho 2025), A imigração sem tabus (Janus, 2025), Bússola Estratégica e Política de Defesa Europeia (IDN Brief, Maio 2022).
Foi membro da equipa de gestão de ciência no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e é, atualmente, adjunta na Reitoria do ISCTE.
English