Sónia Bernardo Correia é licenciada em Gestão pelo ISEG, pós-graduada em Património e Projectos Culturais e mestre em Sociologia ambos pelo ISCTE-IUL. Fez consultoria de gestão em diversas empresas e associações. Foi assistente de investigação em vários projectos ao abrigo do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), dos quais se destaca o “Ecos Biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida”. Colabora regularmente no projecto Coordinate (CIES-IUL), na gestão de uma agência de design e em associações sem fins lucrativos ligadas à educação pela arte.
Os seus interesses de investigação são as desigualdades de género, percursos de vida e a sociologia da cultura. Fruto das experiências profissionais passadas, tem também desenvolvido interesses nas áreas da juventude e infância, nomeadamente nos debates éticos, de privacidade de dados na investigação e nas políticas públicas que lhes são destinadas.
Actualmente é doutoranda em Sociologia no ISCTE-IUL estudando as relações de género no campo das artes visuais portuguesas.