Museus e públicos em Évora: modos de comunicação na pós-pandemia pelo Covid-19.
O presente projeto de investigação centra-se nos museus e nos seus públicos, propondo realizar uma análise sobre os modos de comunicação na pós-pandemia nos equipamentos museais e expositivos situados no centro histórico de Évora em Portugal, cidade de média dimensão no interior, classificada pela UNESCO desde 1986 como Património Cultural da Humanidade, com uma forte vocação turística e distinguida em dezembro de 2022 com o título de Capital Europeia da Cultura 2027.
Num contexto de globalização e de valorização das identidades culturais nacionais e locais, os museus têm vindo a direcionar o fulcro das suas atividades da conservação para os públicos, sendo crucial do ponto de vista da sua legitimação a capacidade de manter e de conquistar novas audiências. A convergência entre os campos da comunicação e dos museus tem-se tornado cada vez mais relevante e necessária no contexto atual, especialmente em consequência dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, que intensificou a utilização de tecnologias digitais na comunicação museal.
Pretende-se contribuir para a identificação de opções estratégicas de comunicação nos museus. A análise inclui a caracterização dos processos de comunicação entre museus de diferentes tutelas, as relações destes com os públicos e a caracterização destes últimos. A principal vertente metodológica é qualitativa, por entrevista.
Orientação:
José Soares Neves (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2022-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo Perfis Sociais e Práticas Profissionais dos Membros do ICOM Portugal
Inquérito por questionário online aos membros da secção nacional portuguesa do ICOM (Conselho Internacional de Museus) sobre as suas práticas associativas e profissionais e os seus perfis sociais. Este estudo inédito tem dois grandes objetivos: informar a direção do ICOM Portugal quanto às actividades a realizar; e contribuir para o conhecimento dos profissionais dos museus e do emprego cultural e não cultural com intervenção nos museus em Portugal a partir do universo constituído pelos membros desta associação.
O estudo decorre de uma parceria entre o ICOM Portugal e o OPAC.
Informação do Projeto
2019-01-01
2020-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- ICOM Portugal - (Portugal)
Observatório Português das Atividades Culturais
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2018-12-01
--
Parceiros do Projeto
Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados (2ª fase)
Esta fase do projeto Estudo de Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC e coordenação científica do CIES-IUL, consiste na apresentação dos resultados específicos de nove dos quatorze museus participantes: Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Grão Vasco, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional da Música, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Informação do Projeto
2018-05-10
2019-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- DGPC - (Portugal)