Projetos de Investigação
Museus e públicos em Évora: modos de comunicação na pós-pandemia pelo Covid-19.
Bolseira de Doutoramento
O presente projeto de investigação centra-se nos museus e nos seus públicos, propondo realizar uma análise sobre os modos de comunicação na pós-pandemia nos equipamentos museais e expositivos situados no centro histórico de Évora em Portugal, cidade de média dimensão no interior, classificada pela UNESCO desde 1986 como Património Cultural da Humanidade, com uma forte vocação turística e distinguida em dezembro de 2022 com o título de Capital Europeia da Cultura 2027. Num contexto de globalização e de valorização das identidades culturais nacionais e locais, os museus têm vindo a direcionar o fulcro das suas atividades da conservação para os públicos, sendo crucial do ponto de vista da sua legitimação a capacidade de manter e de conquistar novas audiências. A convergência entre os campos da comunicação e dos museus tem-se tornado cada vez mais relevante e necessária no contexto atual, especialmente em consequência dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, que intensificou a utilização de tecnologias digitais na comunicação museal. Pretende-se contribuir para a identificação de opções estratégicas de comunicação nos museus. A análise inclui a caracterização dos processos de comunicação entre museus de diferentes tutelas, as relações destes com os públicos e a caracterização destes últimos. A principal vertente metodológica é qualitativa, por entrevista. Orientação: José Soares Neves (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2022-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Estudo Perfis Sociais e Práticas Profissionais dos Membros do ICOM Portugal
Assistente de Investigação
Inquérito por questionário online aos membros da secção nacional portuguesa do ICOM (Conselho Internacional de Museus) sobre as suas práticas associativas e profissionais e os seus perfis sociais. Este estudo inédito tem dois grandes objetivos: informar a direção do ICOM Portugal quanto às actividades a realizar; e contribuir para o conhecimento dos profissionais dos museus e do emprego cultural e não cultural com intervenção nos museus em Portugal a partir do universo constituído pelos membros desta associação. O estudo decorre de uma parceria entre o ICOM Portugal e o OPAC.
Informação do Projeto
2019-01-01
2020-03-31
Parceiros do Projeto
Observatório Português das Atividades Culturais
Assistente de Investigação
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2018-12-01
--
Parceiros do Projeto
Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados (2ª fase)
Assistente de Investigação
Esta fase do projeto Estudo de Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC e coordenação científica do CIES-IUL,  consiste na apresentação dos resultados específicos de nove dos quatorze museus participantes: Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Grão Vasco, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional da Música, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Informação do Projeto
2018-05-10
2019-12-31
Parceiros do Projeto