Da Salvaguarda à Valorização: os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público
Na sequência da discussão promovida no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura do Conselho Superior de Estatística (2006-2010), foi aprovada em 2010 uma recomendação na Seção Permanente de Estatísticas Demográficas e Sociais do Conselho Superior de Estatística para que fosse criado um novo projeto no Instituto Nacional de Estatística com o objetivo de dotar o país de estatísticas oficiais sobre o património imóvel classificado.
O presente estudo do OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais visa contribuir para a concretização desse objetivo considerando a relevância cultural, social e económica da valorização do património cultural imóvel classificado, por um lado, e a importância das estatísticas oficiais como instrumento fundamental das políticas públicas, por outro.
Do ponto de vista metodológico é um estudo extensivo, de inquérito por questionário, em que a dimensão da abertura ao público é central. Parte-se da informação disponível sobre o património classificado para determinar o universo - nesta fase do estudo circunscrito à categoria dos monumentos com a proteção de monumentos nacionais – objeto do inquérito de caraterização.
É um estudo de periodicidade anual iniciado em 2019 (dados referenciados a 2018). O questionário da edição de 2020 incluiu a recolha de dados de 2019 e um módulo sobre os impactos da Covid-19.
Informação do Projeto
2019-04-01
2021-09-30
Parceiros do Projeto
Estudo Perfis Sociais e Práticas Profissionais dos Membros do ICOM Portugal
Inquérito por questionário online aos membros da secção nacional portuguesa do ICOM (Conselho Internacional de Museus) sobre as suas práticas associativas e profissionais e os seus perfis sociais. Este estudo inédito tem dois grandes objetivos: informar a direção do ICOM Portugal quanto às actividades a realizar; e contribuir para o conhecimento dos profissionais dos museus e do emprego cultural e não cultural com intervenção nos museus em Portugal a partir do universo constituído pelos membros desta associação.
O estudo decorre de uma parceria entre o ICOM Portugal e o OPAC.
Informação do Projeto
2019-01-01
2020-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- ICOM Portugal - (Portugal)
Observatório Português das Atividades Culturais
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2018-12-01
--
Parceiros do Projeto
Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados (2ª fase)
Esta fase do projeto Estudo de Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC e coordenação científica do CIES-IUL, consiste na apresentação dos resultados específicos de nove dos quatorze museus participantes: Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Grão Vasco, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional da Música, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Informação do Projeto
2018-05-10
2019-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- DGPC - (Portugal)