Impacto da pandemia Covid-19 no sistema político português, em perspetiva comparada
A presente proposta de projecto visa aferir as consequências políticasda pandemia Covid-19 em Portugal. Os efeitos esperados da crise no sistema político são múltiplos e substanciais. Esta alia uma inédita crise de saúde pública a uma subsequente crise económica, previsivelmente mais severa do que a que eclodiu na Europa em 2009. Importa, por isso, compreender os seus efeitos no comportamento eleitoral, na retórica dos partidos, no apoio ao regime democrático e suas instituições, nosprocessosde tomada de decisão política, no posicionamento político-ideológico dos partidos, no eurocepticismo, assim como nas desigualdades de representação e participação políticas, e em geral na relação dos indivíduos com a esfera política.
Com vista a aferir o impacto da crise compara-se o momento pré com o pós emergência da crise(e o desenrolar da mesma), suportando-nos empiricamente num amplo leque de dados quantitativos e qualitativos(questionário por painel aos cidadãos portugueses, entrevistas,análise de conteúdo de mediae redes sociais,de debates parlamentares e dos manifestosdos partidos).Sempre que possível, a análise do caso português faz-se enquadrada num plano comparativo a nível europeu. Suportamo-nos, para tal, em dados dosprojectosEuropean Social Survey,Citizens' Attitudes Under COVID-19 Pandemic, Eurobarometro, e do Centro de Investigaciones Sociológicas.
A par do interesse em gerar dados que permitam melhor compreender a extensão e severidade da pandemia Covid-19no plano político, este projecto tem igualmente a ambição de dar um contributo para a literatura académica existente sobre os tópicos em apreço. A problematização de cada um dos objectivos faz-se, por isso, atendendo ao contributoque a resposta aos mesmos pode dar para a literaturasobre o tópico.
Informação do Projeto
2020-12-14
2022-03-31
Parceiros do Projeto