Impacto da pandemia Covid-19 no sistema político português, em perspetiva comparada
Impacto da pandemia Covid-19 no sistema político português, em perspetiva comparada
Descrição

A  presente  proposta  de projecto visa aferir as consequências políticasda  pandemia  Covid-19  em Portugal. Os efeitos esperados da crise no sistema político são múltiplos e substanciais.  Esta alia uma inédita crise de saúde pública a uma subsequente crise económica, previsivelmente mais severa do  que  a  que  eclodiu  na  Europa  em  2009. Importa,  por  isso,  compreender  os  seus  efeitos  no comportamento  eleitoral,  na  retórica  dos  partidos,  no  apoio  ao  regime  democrático  e  suas instituições, nosprocessosde tomada de decisão política, no  posicionamento político-ideológico dos  partidos, no eurocepticismo, assim como nas desigualdades de representação e participação políticas, e em geral na relação dos indivíduos com a esfera política.Com vista a aferir o impacto da crise compara-se o momento pré com o pós emergência da crise(e o desenrolar da mesma), suportando-nos empiricamente num amplo leque de dados quantitativos e qualitativos(questionário por painel aos cidadãos portugueses, entrevistas,análise de conteúdo de mediae  redes  sociais,de debates  parlamentares  e dos manifestosdos  partidos).Sempre  que possível, a análise do caso português faz-se enquadrada num plano comparativo a nível europeu. Suportamo-nos,  para  tal,  em  dados  dosprojectosEuropean  Social  Survey1,Citizens' Attitudes  Under COVID-19 Pandemic2, Eurobarometro, e do Centro de Investigaciones Sociológicas3.A par do interesse em gerar dados que permitam melhor compreender a extensão e severidade da pandemia Covid-19no plano político, este projecto tem igualmente a ambição de dar um contributo para a literatura académica existente sobre os tópicos em apreço. A problematização de cada um dos objectivos faz-se, por isso, atendendo ao contributoque a resposta aos mesmos pode dar para a literaturasobre o tópico.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Política e Cidadania Parceiro 2020-12-14 2022-03-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ana Maria Belchior CIES-IUL [Política e Cidadania] Coordenadora Global 2020-12-14 2022-03-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
. Contrato FFMS- Fundação Francisco Manuel dos Santos -- Portugal 78737.22 64014.00 2020-12-14 2022-03-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Impacto da pandemia Covid-19 no sistema político português, em perspetiva comparada
2020-12-14
2022-03-31