Música digitalmente mediada: dinâmicas sociais de gosto na contemporaneidade portuguesa
A disrupção dos modelos tradicionais da indústria musical e a sua gradual transição para o modelo tecnológico trouxe inúmeras mudanças na forma como se consome, produz e partilha música. A presente pesquisa pretende compreender como o consumo digital tem influenciado dialeticamente as dinâmicas de gosto, assim como as práticas específicas de consumo, temas que não têm sido explorados na investigação académica portuguesa. Partindo de uma abordagem teórica ampla, o objetivo da pesquisa passa por analisar o peso da mediação digital nos fenómenos do gosto (intrínseca e extrinsecamente), percebendo práticas musicais, reconhecendo modos de relação com a cultura e com a tecnologia digital em rede. Este estudo terá uma abordagem focada numa população portuguesa diversificada mas expectavelmente jovem, recorrendo à articulação de metodologias qualitativas, realizando entrevistas e etnografia online, mas cabendo também no estudo a utilização de dados secundários quantitativos.
Orientação:Jorge Vieira (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-08-01
2026-08-01
Parceiros do Projeto