SAGE19: Scientific and Academic Gender (in) equality during Covid19
The Covid19 outbreak has impacted negatively on the gendered and racial inequalities in science. The closures of schools and care homes imposed more care responsibilities on women, which might have translated in a reduction of their productivity vis-à-vis their male counterparts. Drawing from a multi-method approach, combining qualitative and quantitative methods with data triangulation, SAGE19 aims at analysing the consequences of the pandemic on gender inequality in academia and its aftermath.
Informação do Projeto
2020-08-01
2021-06-30
Parceiros do Projeto
Crise humanitária na Venezuela: migração, trauma e resiliência
Informação do Projeto
2019-06-01
2020-06-30
Parceiros do Projeto
Trajetórias de Refúgio: analise de género, intersecionalidade e políticas públicas em Portugal
O projeto, co-financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, Migração e Integração), enquadra-se no tema "Mulheres imigrantes e refugiadas" e responde à recente chegada de refugiados a Portugal, atendendo especificamente as mulheres refugiadas, com o intuito de compreender as especificidades das suas experiências e trajetórias, considerando as questões relacionadas com a classe social, o sexo, a religião, a nacionalidade, o acesso a educação e a saúde, e aprendizagem da língua, e as expectativas, desde uma perspectiva de género intersecional. Pretende-se perceber os desafios, as necessidades, as vulnerabilidades vivenciadas pelas refugiadas e as políticas públicas e práticas de acolhimento e integração que o sistema portugués oferece. A metodologia usada será qualitativa, e envolve um conjunto de ferramentas como a entrevista em profundidade, a investigação ação e a analise a nível nacional, regional e local, das políticas e práticas.
Informação do Projeto
2018-11-01
2020-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
REFUGIUM: building shelter cities and a new welcoming culture. Links between European universities and schools in Human Rights
Informação do Projeto
2016-09-01
2019-08-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UM - Líder (Espanha)
- UNISA - (Itália)
- LU - (Suécia)
Compreender as práticas e desenvolver o conceito de bricolage no Estado de Providência
Os principais objetivos desta investigação são:a) Analisar as experiências dos moradores no contacto com os prestadores de serviços de saúde, nomeadamente na forma como comunicam e acedem aos serviços; e analisar o tipo de abordagens utilizadas pelos moradores para melhorar o seu acesso aos cuidados de saúde;b) Estudar os fatores que influenciam o acesso/ experiências que as pessoas vivenciam, no que respeita à saúde, tendo em consideração o Estado Social vigente, a saúde e a migração;c) Explorar a maneira como os diferentes tipos de prestadores identificam as necessidades da população, estudar os papeis que eles adotam, e os desafios e oportunidades que enfrentam; d) Aplicar novos métodos de recolha de dados sobre Estado Social em territórios complexos e superdiversos, nomeadamente métodos colaborativos e a criação de uma aplicação para telemóveis para mapear os serviços disponíveis no território em estudo; No final do projeto, pretende-se identificar qual o regime predominante de Estado Social na vertente da saúde, mais especificamente quais as desigualdades existentes, os aspetos da diversidade mais relevantes, e quais as responsabilidades assumidas pelos diferentes atores envolvidos.
Informação do Projeto
2016-05-01
2018-09-30
Parceiros do Projeto
Multilevel governance of cultural diversity in a comparative perspective: EU-Latin America
O objetivo geral deste projeto é criar uma rede transnacional de investigação e formação interdisciplinar entre universidades e centros de investigação europeus e latino-americanos, a fim de promover a transferência de conhecimento e produzir investigações inovadoras no campo da governança multinível da diversidade cultural numa perspetiva comparativa.
Saúde e Cidadania: Disparidades e Necessidades Interculturais na Atenção Sanitária às Mães Imigrantes
Saúde e Cidadania: Disparidades e Necessidades Interculturais na Atenção Sanitária às Mães Imigrantes
Informação do Projeto
2011-07-01
2013-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Meeting the healthcare needs of culturally diverse populations: A psycho-sociopolitical approach to cultural competence in health professionals
Informação do Projeto
2011-07-01
2013-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Saúde e Cidadania: Disparidades e necessidades interculturais na atenção sanitária às mães imigrantes
O presente projecto tem por motivo a "cidadania de saúde" dos emigrantes e das mulheres grávidas como primeiro passo para a promulgação dos direitos de cidadania em Portugal.
Informação do Projeto
2011-03-15
2014-03-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- FPCE-UP - (Portugal)
Culturas de Convivência e Super-diversidade
O principal objectivo é descrever, analisar e comparar novos contextos de super-diversidade e convivência cultural uma vez que estão relacionados com as migrações e os domínios culturais. Este estudo não involve a idealização de relações interculturais harmoniosas mas considera os contextos de convivência como novos campos de tensões interculturais e interações de forma a tentar compreender as suas dinâmicas, bem como os factores sociais, históricos e pessoais, os quais conduzem à coexistência com heterogeneidade étnica ou a rejeitá-la. Consequentemente, implica aplicar uma estrutura inovadora para compreender as relações interculturais entre os nacionais e as populações imigrantes. Na topografia social, as novas culturas de convivência não estão associadas a um espaço geográfico específico mas sim a diferentes contextos públicos onde as pessoas têm várias ligações étnicas e os grupos culturais interagem. A investigação centra-se na observação dos espaços formais/ informais ligados a funções sociais distintas: Lazer & espaços de religiosidade; Mercado/ áreas comerciais (mercados ao ar livre ou fechados frequentados por vários grupos étnicos e culturais); Escola/ educação (porque relações interculturais acontecem na escola, entre diferentes gerações e grupos-chave, e pode-se perceber como acontece o diálogo intercultural); Estes espaços são importantes para compreender o “significado real” das relações interculturais, tal como Amin sugeriu, porque mesmo que “a estrutura nacional das relações raciais e étnicas sejam importantes, grande parte da negociação da diferença ocorre ao nível local através das experiências e encontros quotidianos".
Informação do Projeto
2010-03-01
2012-08-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Health Care in NowHereland - Improving Services for Undocumented Migrants in the EU
Informação do Projeto
2008-04-01
2011-04-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- DONAU - Líder (Áustria)
Vagas Atlânticas: a Imigração Brasileira em Portugal
Informação do Projeto
2007-11-01
2010-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- SOCIUS-ISEG - Líder (Portugal)
- CES-UC - (Portugal)
Novos Contextos das Migrações: Quando a Origem se Transforma no Destino…
Esta conferência internacional reunindo especialistas nacionais e internacionais na matéria, pretende analisar comparativamente a natureza, o desenvolvimento e o impacto das correntes migratórias debatendo as perspectivas da origem e do destino, o teórico e o prático, num marco comparado entre os países da Europa do Sul.
Informação do Projeto
2006-10-09
2006-10-09
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Toward a Social Construction of an European Youth-Ness: Experience of Inclusion and Exclusion in the Public Sphere among Second Generation Migrated Teenagers
Desenvolver investigação utilizando métodos quantitativos e qualitativos sobre a realidade dos jovens filhos de imigrantes nas cidades europeias.
Informação do Projeto
2006-05-29
2006-06-29
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- A.R.O.F.E. - (França)
- - - (Espanha)
- CIIMU - (Espanha)
- FDCL - (Alemanha)
- FFP - (Portugal)
- Lunaria - (Itália)
- UDL - (Espanha)
- UU - (Países Baixos (Holanda))
- Universidade de Gênova - Líder (Itália)
Do Fado ao Tango: Emigração e Emigrantes Portugueses na Região Platina
Este projecto visa investigar a estrutura e características da emigração portuguesa para a região Platina (região pampeana e litoral na Argentina, Uruguai e estados do Sul do Brasil). O Desenho do estudo inclui, por um lado, a recolha de informação relativa a fluxos, políticas e redes migratórias, bem como a sistemas legais e institucionais de apoio aos emigrantes. Por outro lado, pretende-se desenvolver uma caracterização sociológica das comunidades existentes em torno de duas dimensões fundamentais: padrões demográficos e socio-profissionais e formas e identidades culturais.A metodologia a adoptar inclui uma componente forte de análise documental (estatísticas, legislação, documentação oficial, arquivos públicos e privados, etc?) complementado com um inquérito às associações de emigrantes e realização de histórias de vida.
Informação do Projeto
2004-09-01
2006-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder