Projetos de Investigação
Profissionalização artística e formação superior jazzística: a inserção profissional de jovens diplomados em Portugal
O presente projeto pretende compreender e analisar a inserção profissional dos jovens diplomados dos cursos superiores de jazz em Portugal. Recorrendo a uma estratégica metodológica intensiva, o principal objetivo de pesquisa consiste em conhecer, através dos testemunhos sobre percursos formativos, trabalho artístico, emprego cultural e pluriemprego, a inserção desta “nova” geração no mercado de trabalho artístico. Serão analisadas trajetórias de 40 indivíduos, com o máximo de 35 anos, diplomados em jazz (licenciatura e/ou mestrado) numa instituição de ensino superior portuguesa e com qualificação obtida entre os anos letivos 2015/2016 a 2019/2020.Através do estudo de caso deste grupo, pretende-se registar as dinâmicas de formação superior e as relações com os contextos profissionais e laborais nas artes, identificando diferentes trajetórias de empregabilidade, associando-se ainda ao contributo para a produção de conhecimento gerador de recomendações concretas para o desenho de políticas públicas culturais e multissetoriais (trabalho, emprego, proteção social e ensino superior). Orientação:Paulo Marques Alves (DINÂMIA'CET-Iscte)José Soares Neves (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-01-01
Parceiros do Projeto