Caroline Conti nasceu em Amparo, São Paulo, Brasil, em julho de 1985. Em 2010, licenciou-se em Engenharia Elétrica, com especialização em Eletrónica e Computação, pela Universidade de São Paulo, Brasil, com média de 16 valores. Em 2013, concluiu uma especialização avançada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, em Portugal. Em 2017, obteve o grau de doutor em Ciências e Tecnologias da Informação pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), com a classificação de Aprovado com Distinção (a classificação mais alta do doutoramento do Iscte).
Em 2009, trabalhou como investigadora no Laboratório de Visão Computacional da Universidade de São Paulo, no Brasil, onde desenvolveu trabalho na área do reconhecimento de gestos para interação e colaboração entre seres humanos e robôs. Em 2010, passou a integrar o Grupo de Processamento de Sinal Multimédia do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, Portugal, onde atualmente ocupa o cargo de investigadora doutorada. Em 2013, passou também a integrar o corpo docente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, inicialmente como assistente e atualmente como professora auxiliar. Neste contexto, lecionou várias disciplinas das áreas de Ciência e Tecnologia da Programação (CTP) e Arquitetura de Computadores e Sistemas Operativos (ACSO). Em paralelo com estas atividades, tem colaborado como editora associada e editora convidada para várias revistas de renome internacional, como, por exemplo, a IEEE Transactions on Image Processing (Q1 nas bases de dados Web of Science e Scimago) e como Area Chair em conferências internacionais do IEEE (ICIP 2025). Adicionalmente, tem colaborado como revisora em várias revistas e conferências do IEEE, ACM e EURASIP. Participou também na organização de várias conferências e workshops nacionais e internacionais. Além disso, foi fundadora e é atualmente secretária do Capítulo Português da Signal Processing Society do IEEE.
As suas principais áreas de trabalho científico são o processamento e a codificação de imagem e vídeo, tendo sido um dos investigadores pioneiros em Portugal a trabalhar com novas modalidades de imagens baseadas em campos de luz. Ao longo de quase 15 anos de experiência de investigação em Portugal, teve a oportunidade de participar em dois projetos europeus e quatro nacionais na área das tecnologias visuais imersivas, colaborando ativamente com especialistas da academia e da indústria. Desta experiência, destacam-se o projeto europeu “3D-ConTourNet – 3D Content Creation, Coding and Transmission over Future Media Networks”, no qual trabalhou como Task Force Leader e liderou um grupo de 14 investigadores de 6 países diferentes, e o estágio que desenvolveu na empresa Holografika Kft., de ecrãs de campo de luz, em Budapeste, Hungria.
Até à data, publicou um editorial e 11 artigos em revistas de renome internacional, quatro capítulos em livros de editoras internacionais, 16 artigos em atas de conferências internacionais e cinco artigos em atas de conferências nacionais. De acordo com o Google Scholar, os seus trabalhos têm mais de 790 citações desde 2013 e um h-index de 13. Adicionalmente, conquistou várias bolsas de investigação competitivas, incluindo uma bolsa do Programa FCT de Estímulo ao Emprego Científico em 2017, na qual se classificou em primeiro lugar no país, na categoria de Investigador Júnior, na área das Ciências da Computação e da Informação, com pontuação máxima de 10 valores. O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios e menções honrosas em conferências e competições nacionais e internacionais, dos quais se destacam o Prémio Científico IBM, recebido em 2017 pelo seu trabalho em codificação de campos de luz, e a nomeação para o Best Paper Award da conferência EUSIPCO 2014.
Investigadora Associada
Instituto de Telecomunicações - IUL
(ISTA)
[Grupo de Processamento de Sinal Multimédia]
Gabinete D6.16
Resumo CV
Qualificações Académicas
Universidade/Instituição | Tipo | Curso | Período |
---|---|---|---|
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
-
Portugal
-
Lisboa
|
Doutoramento | Ciências e Tecnologias da Informação | 2017 |
Universidade de São Paulo
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação
-
Brasil
|
Licenciatura | Engenharia Elétrica (ênfase em eletrônica e computação) | 2010 |