A informação contida neste perfil público poderá estar desactualizada.

Catarina Liane Araújo
Resumo CV

Catarina Liane Araújo é investigadora assistente no ISCTE-IUL e investigadora colaboradora no CIEd- UMinho. Encontra-se a trabalhar no projeto “Kit@ - Media competency training for professionals in day-care centers and comparable institutions in rural areas of Europe”. Catarina apresenta conhecimentos na área da educação, especialmente no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Educação Especial, Estudos da Criança e o uso das TIC na Educação. Ela tem desenvolvido e participado em investigações relacionadas com a escrita, dificuldades de aprendizagem específicas, estratégias de autorregulação (SRSD) e no uso das TIC (ex.: perceções de alunos e professores, práticas dos professores em sala de aula, desempenho académico dos alunos, práticas baseadas em evidências). Catarina Araújo recebeu ainda uma bolsa de investigação individual de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal e também participou em vários projetos nacionais e internacionais relacionados com a formação de professores através de práticas baseadas em evidências (ex.: “The Voice of European Teachers - Comenius Network”, “Projeto Pigafetta – A utilização Educativa do computador Magalhães em Escolas do 1.º Cico do Ensino Básico no Norte de Portugal” e “The Effects of Socioeconomic Status and Multilingualism on Children’s Cognitive Development”).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Universidade do Minho
Instituto de Educação - Portugal - Braga
Doutoramento Estudos da Criança 2012 - 2017
Universidade do Minho
Instituto de Educação - Portugal - Braga
Mestrado Educação Especial 2009 - 2012
Universidade do Minho
Instituto de Educação - Portugal - Braga
Licenciatura Ensino Básico 1.º Ciclo 2005 - 2009
Áreas de Investigação
Self-Regulated Strategy Development
Educação Especial
TIC na educação
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Problemas na Escrita
Educação para os Media
Literacias Digitais e Multimodais
Práticas dos Professores
Perceções dos alunos
Perceções dos Professores
Desempenho Académico dos Alunos
Formação de Professores
Avaliação
Ensino Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico