Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Direitos Humanos e Cultura | Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Antropologia; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
2024/2025 | 2º | Ciência, Sociedade e Cultura | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2024/2025 | 2º | Métodos Biográficos | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2024/2025 | 1º | Crime, Justiça e Segurança Humana | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2024/2025 | 1º | Género, Justiça e Discriminação | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2023/2024 | 2º | Pesquisas Antropológicas em Curso | Doutoramento em Antropologia; | Não |
2023/2024 | 2º | Direitos Humanos e Cultura | Curso de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Antropologia; Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Sexualidade; | Não |
2023/2024 | 1º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Antropologia, Cidadania e Direitos Humanos | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
2023/2024 | 1º | Mapas Etnográficos 1: Américas e África | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Não |
2022/2023 | 2º | Crime, Justiça e Segurança Humana | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2022/2023 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2022/2023 | 1º | Métodos de Pesquisa em Antropologia | Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Antropologia (UTAD); Mestrado em Economia Política; Mestrado em Antropologia; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; | Não |
2022/2023 | 1º | Antropologia, Cidadania e Direitos Humanos | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
2022/2023 | 1º | Os Desafios da Cultura, da Cidadania e dos Direitos Humanos | -- | Sim |
2022/2023 | 1º | Migrações Contemporâneas | Mestrado em Antropologia; | Sim |
2021/2022 | 2º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2021/2022 | 2º | Os Desafios da Cultura, da Cidadania e dos Direitos Humanos | -- | Sim |
2021/2022 | 1º | Antropologia, Cidadania e Direitos Humanos | Mestrado em Estudos Internacionais; | Não |
2021/2022 | 1º | Culturas: Identificações e Diferenciações | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 2º | Os Desafios da Cultura, da Cidadania e dos Direitos Humanos | -- | Sim |
2020/2021 | 2º | Métodos Etnográficos e Práticas de Investigação | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 1º | Culturas: Identificações e Diferenciações | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 2º | Crime, Justiça e Segurança Humana | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2019/2020 | 2º | Métodos Biográficos | Licenciatura em Antropologia; Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 1º | Multiculturalidade | Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial; Licenciatura em Antropologia (PL); | Não |
2018/2019 | 2º | Crime, Justiça e Segurança Humana | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2018/2019 | 1º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2017/2018 | 2º | Abordagens Antropológicas do Crime | -- | Sim |
2017/2018 | 1º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2016/2017 | 2º | Abordagens Antropológicas do Crime | -- | Sim |
2016/2017 | 1º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2015/2016 | 2º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 2º | Marginalidade, Dependência e Comportamentos de Risco | Licenciatura em Antropologia (PL); | Sim |
2014/2015 | 2º | Direitos, Liberdades e Garantias | Curso de Especialização em Criminalidade e Desvio; | Sim |
2014/2015 | 2º | As Ameaças Globais - Terrorismo e Crime Organizado | Curso de Especialização em Criminalidade e Desvio; | Sim |
2014/2015 | 2º | Introdução à Antropologia | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
2014/2015 | 1º | Meios de Repressão da Criminalidade | Curso de Especialização em Criminalidade e Desvio; | Sim |
2014/2015 | 1º | Territórios do Medo | Curso de Especialização em Criminalidade e Desvio; | Sim |
2013/2014 | 2º | Antropologia do Crime | Seminário de Especialização em Antropologia do Crime; | Sim |
2013/2014 | 2º | Introdução à Antropologia | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (2)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Maria Carmen Osuna Nevado | Encarceramento Feminino | Espanhol/Castelhano | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Terminadas (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
José Bragança de Miranda | Policiamento urbano: Comparação Portugal e Brasil | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2023 |
Teses de Doutoramento (5)
Em curso (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
António Manuel Anastácio Pacheco Castelo | Discursos práticas institucionais em contextos racializados - A polícia de segurança pública | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
António Castelo | policiamento e racismo | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Terminadas (3)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Afonso de Castro Bento | O projeto prisional português: Moralidade, Ética e o Espectro da sociabilidade | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2023 |
Fernanda Maria Rivas de Oliveira | ?E o que é que é preciso para ser voluntário?? Voluntariado como modelo de governança em contextos de crise. Portugal 2012-2018 | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2021 |
João Nuno Ribeiro Mineiro | Fazer Política: uma Etnografia da Assembleia da República | ISCTE-IUL | 2016 | 2021 |
Dissertações de Mestrado (20)
Em curso (7)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Sara Alexandra Rodrigues Fera | Vidas Suspensas, O Impacto Sistémico da Violência Doméstica em Portugal | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Ana Filipa Marques | Impacto do Twitter na Perceção Pública e na Construção de Narrativas sobre Violência Policial - O Caso de Odair | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Catarina Costa Coxixo | Vigilância e Política: a Linha Ténue Cada Vez Mais Estreita | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Taina Giglio | Da Terra ao Tribunal: A Antropologia Forense na Defesa dos Direitos Humanos em Contextos de Guerra. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Bárbara Martins Ferreira | The Lisbon Project | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Fábio Miguel Alves Lopes | Direitos Humanos e Guerra: Uma Perspetiva Comparativa sobre as Violações nos Conflitos da Ucrânia e Gaza | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Renata Maria de Lima | Estratégias para Promover Diversidade e Inclusão na Gestão de Equipas do Setor Tecnológico: Impactos no Desempenho e Inovação Empresarial | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (13)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Daniela Andreina Brodzinski-González | Volunturismo e o Complexo do Salvador Branco: uma análise crìtica | Inglês | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Caio Cesar Galdino Sales | Impactos sociais do Reconhecimento facial: Privacidade e Vigilância | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Henrique Cardoso Vicente | Perceções sobre policiamento e racismo na Alta de Lisboa: um estudo exploratório | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Alejandro Limpo Gonzalez | Fronteiras de Visibilidade.Mapeamento das tecnologias de vigilância na securitização dos mares | Espanhol/Castelhano | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Ana Rita de Almeida Neto | A lei tutelar educativa e a delinquência juvenil feminina: caraterização e identificação das limitações na aplicação das medidas de internamento | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Joana Rita Paulo Monteiro | As Políticas de Reinserção Social - Estudo Exploratório no Estabelecimento Prisional de Tires | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
José Alexandre Santos Airoso | Crime e Violência: As perceções dos investigadores criminais sobre o homicídio | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Ana Margarida Guerra David | Tratamento Prisional: do conceito à vivênciaO Caso do Estabelecimento Prisional de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Maria Helena Ferreira Mateus | Mudanças em contexto prisional: o olhar dos guardas do Estabelecimento Prisional do Linhó | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Afonso de Castro Bento | Um estudo qualitativo do policiamento escolar português: O Programa Escola Segura | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Diana Gomes Duarte | Delinquência Juvenil: Uma Perspetiva Teória | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Sara Marques Martins | A infância, a Internet e a mediação Parental | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Luísa Maria Caixeiro Remechido | O Eu Online, Etnografia reflexiva sobre práticas dos portugueses no Facebook | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Projetos Finais de Mestrado (2)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Afonso Tabuada | Violência Doméstica: perspetiva do agressor | Português | Em curso | Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna | 2021 |
Terminadas (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Mariia Maksimova | Sociedade Civil contra o Cibercontrolo Estatal: o caso da Rússia | Inglês | 2021 | 2022 |