Resumo CV

Cláudia Camilo é doutoranda em Psicologia no ISCTE-IUL, onde trabalha sobre os processos cognitivos associados à parentalidade negligente, um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Com um mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, tem experiência em programas de intervenção comunitária, com jovens e famílias em risco psicossocial.

Os seus interesses de investigação focam-se na violência familiar, especificamente nos processos sócio-cognitivos subjacentes à parentalidade desajustada. Interessa-lhe o estudo das cognições parentais, nomeadamente crenças, atitudes e atribuições sobre informação relativa ao cuidar, e de que forma estas cognições influenciam as interações pais-filhos. Tem também trabalhado no desenvolvimento de medidas implícitas aplicadas ao domínio da parentalidade.

Interessam-lhe igualmente tópicos como as crianças e famílias em situação de pobreza, protocolos de avaliação no mau trato e negligência parental e formação profissional nestes domínios.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Licenciatura Psicologia 2019
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mestrado Psicologia Comunitária e Proteção de Menores 2010
Universidade Lusíada de Lisboa/ Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa
Licenciatura Serviço Social 2008
Áreas de Investigação
Mau trato e negligência parental
Processos cognitivos da parentalidade
Crianças e famílias em situação de pobreza
Processos de avaliação do mau trato e negligência
Psicologia Ciências Sociais