Barómetro MediaLab - Priberam – Edição 2022
O Barómetro de Notícias analisa, periodicamente, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público através da comunicação social. Parte-se do pressuposto de que osmedia contribuem para moldar o tecido cultural e social através da seleção e difusão de determinados eventos mediáticos, nos mais diversos campos sociais. A opção pela comunicação social onlineprende-se com a importância crescente e forma de circulação das notícias online, que corresponde a mudanças tanto nas práticas jornalísticas como no consumo de notícias.
O projeto é realizado, em parceria, com a Priberam (https://www.priberam.com/) que disponibiliza a sua plataforma de monitorização de notícias. A plataforma capta, de forma dinâmica, todas as publicações noticiosas disponíveis em mais de mil órgãos de comunicação social. A partir da organização automática, pelo algoritmo, das 50 ‘histórias’ mais significativas, agrupadas em clusters, procede-se a uma validação e análise semântica, com recurso a técnicas tradicionais de análise de conteúdo.
Informação do Projeto
2022-01-03
2023-02-28
Parceiros do Projeto