Barómetro MediaLab - Priberam – Edição 2022
Barómetro MediaLab - Priberam – Edição 2022
Descrição

O Barómetro de Notícias analisa, periodicamente, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público através da comunicação social. Parte-se do pressuposto de que osmedia contribuem para moldar o tecido cultural e social através da seleção e difusão de determinados eventos mediáticos, nos mais diversos campos sociais. A opção pela comunicação social onlineprende-se com a importância crescente e forma de circulação das notícias online, que corresponde a mudanças tanto nas práticas jornalísticas como no consumo de notícias. 

O projeto é realizado, em parceria, com a Priberam (https://www.priberam.com/)  que disponibiliza a sua plataforma de monitorização de notícias. A plataforma capta, de forma dinâmica, todas as publicações noticiosas disponíveis em mais de mil órgãos de comunicação social. A partir da organização automática, pelo algoritmo, das 50 ‘histórias’ mais significativas, agrupadas em clusters, procede-se a uma validação e análise semântica, com recurso a técnicas tradicionais de análise de conteúdo.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação Parceiro 2022-01-03 2023-02-28
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Ana Martinho CIES-Iscte [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Investigadora 2022-01-03 2023-02-28
Décio Telo CIES-Iscte [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Investigador 2022-01-03 2023-02-28
Gustavo Cardoso CIES-Iscte [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Coordenador Local 2022-01-03 2023-02-28
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Barómetro MediaLab - Priberam – Edição 2022
2022-01-03
2023-02-28