Denise Henriques é doutorada e mestre em Políticas Públicas, pelo ISCTE-IUL, e licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa. É Investigadora ICNOVA /Universidade Nova de Lisboa e CIES-IUL/ISCTE-IUL. Especialista em Políticas de Marca de Países, Regiões e Cidades, relaciona estas Marcas com as Empresas e o Desenvolvimento Socioeconómico Global, Digital e Sustentável. Neste âmbito, tem coordenado e integrado projetos, lecionado, publicado artigos em publicações científicas e revistas especializadas e é oradora regular em conferências internacionais. É autora do livro Marca Portugal: Políticas e Atores, adaptado da sua tese e publicado pelo ISCTE-IUL, com o apoio do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal. Elaborou, com a AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Plano Estratégico da Marca Portugal. Foi convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Representação da União Europeia e Governo da Guiné Bissau para o conselho de especialistas destinado a desenvolver a Estratégia Guiné Bissau Digital e Turismo. Dirige a Pós Graduação em Placebrand e Place Marketing do ISCTE Executive Education, e também desenhou um Curso de Políticas de Marca Lugar e Comunicação Estratégica, na Universidade Nova de Lisboa. Integrou a Comissão Científica das III e IV Conferências Iberoamericanas de Placebranding, e foi júri do I Prémio de Placebranding. Foi Gestora do Programa Universities Portugal, de Internacionalização das Universidades Públicas Portuguesas, sediadas em Lisboa, financiado pelo COMPETE P2030. Foi Membro do Conselho de Internacionalização do ISCTE-IUL, e do Study in Portugal Network, da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Foi cofundadora do Movimento Marcas por Portugal. Iniciou a sua vida profissional há mais de duas décadas, como jornalista na Agência Lusa e no Jornal de Notícias, tendo também dirigido posteriormente serviços de comunicação e relações externas em universidades.