Eduardo Rodrigues
(Ext. 295505)
Gabinete 1S07
Cacifo 65
Projetos de Investigação
Mestrado Erasmus Mundus em Resposta Humanitária, Saúde e Deslocamentos
Coordenador Local
The Coordinated Humanitarian Response, Health and Displacement action-research project aims to implement an international master's degree, including European and African universities - HumanResponse Erasmus Mundus Joint Master Degree. The programme aims to provide a unique multidisciplinary programme in teaching and research about life-saving assistance and displacement in volatile contexts. The Erasmus Mundus project provides 60 scholarships for students, teacher mobility and lectures by Visiting Scholars from various countries.  In addition, it contributes to research with articles on innovative topics. The programme is jointly developed by Iscte-University Institute of Lisbon, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Makerere University (MU), University of Cape Verde (UniCV), University of Santiago (US), University of Athens (UAthens) and University of Rovuma (URovuma). The first semester is spent in Lisbon, Portugal, the second semester in Trondheim, Norway, and the third semester in Kampala, Uganda, before the students move to one of the seven partner institutions to work on their master’s thesis. In the fourth-semester students may collect dissertation data in humanitarian contexts with 23 institutions (associated partners) in Europe, Africa, the Middle East, South America or Asia. The curriculum is taught by both academics and practitioners, emphasizing problem-based learning and knowledge application opportunities in summer schools and internships.   HumanResponse tackles both research and teaching to address the pressing need for professionalisation of humanitarian workers through: fostering South-North collaboration and multi-stakeholder cooperation, strengthening localized leadership, and articulating theory and practice to navigate organizational complexity in humanitarian action.
Informação do Projeto
2024-11-01
2030-10-31
Parceiros do Projeto
Mestrado Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade
Coordenador Local
O Global-MINDS integra conhecimentos da Psicologia Social e Cultural, oferecendo ensino internacional de alta qualidade, em inglês, sobre temas como migração, diversidade e inclusão, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O programa tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimento psicológico, sensibilidade cultural e excelência em investigação para enfrentarem desafios sociais complexos a nível global. A ligação entre teoria e prática é garantida através da dissertação de mestrado e do estágio.    O programa conjunto, totalmente acreditado, combina as áreas de Psicologia Social e Cultural de quatro programas nacionais de Mestrado, reunindo a experiência de todos os parceiros e proporcionando diversidade através de três percursos de mobilidade, um dos quais é um novo percurso com foco na saúde dos migrantes. O curso tem a duração de dois anos (120 ECTS). No primeiro semestre, os estudantes iniciam os seus estudos no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) ou na SWPS University (Varsóvia, Polónia). No segundo semestre, transitam para a University of Limerick (Irlanda) ou para a University of Oslo (Noruega), frequentando ainda uma escola de verão conjunta.  No segundo ano, os estudantes realizam a dissertação de mestrado e um estágio numa ONG, organização ou agência intergovernamental.    Está disponível um total de 100 bolsas, das quais 40 são bolsas integrais e 60 correspondem a isenções das propinas. A ampla rede global de 30 parceiros associados (académicos e não académicos), bem como diversas outras, facilita a investigação internacional da dissertação e proporciona oportunidades de estágio. 
Informação do Projeto
2022-09-01
2028-08-31
Parceiros do Projeto
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
Investigador
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Mestrado Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças
Coordenador Local
O projeto de investigação-ação em serviço social com famílias e crianças tem como objetivo implementar um mestrado internacional, que inclua universidades europeias e africanas - MFAMILY Erasmus Mundus Joint Master Degree. O programa aprofunda os conhecimentos e as competências necessárias para trabalhar a nível internacional em intervenções junto de crianças vulneráveis e famílias marginalizadas. O projeto Erasmus Mundus proporciona 139 bolsas para estudantes, mobilidade de professores e conferências por Visiting Scholars de vários países. Adicionalmente, contribui para a investigação com artigos de temas inovadores. O programa é desenvolvido conjuntamente pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Gotemburgo (UGOT), Universidade de Stavanger (UiS) e Universidade de Makerere (MU). O primeiro semestre decorre em Lisboa, Portugal, o segundo semestre em Stavanger, Noruega, e o terceiro semestre em Gotemburgo, Suécia, antes dos alunos se distribuírem pelas uatro instituições parceiras para trabalharem na dissertação de mestrado. A língua de ensino é o inglês. O objetivo do programa é que os estudantes se formem com uma base prática sólida para: compreenderem os diversos e variados contextos, situações de vida e desafios enfrentados pelas crianças e famílias na Europa e em contextos internacionais seleccionados; aplicarem competências para trabalharem adequadamente nestes e com estes contextos; utilizarem e desenvolverem investigação que informe o conhecimento e a prática do trabalho com crianças e famílias vulneráveis; e aplicarem os valores do trabalho social internacional.
Informação do Projeto
2013-09-03
2023-08-31
Parceiros do Projeto
Civil Engagement in Social Work: Developing Global Models
Investigador
This project aims to examine the role of civil society in supporting vulnerable members of the community within the context of social welfare reform, neoliberal policy and new public management initiatives. Pressures of marketization, austerity and statutory intervention are challenging policies to reducing poverty, social inequality and social exclusion and promoting social cohesion and developing social capital. The project involves EU and associated countries that are undergoing significant social and economic change, namely England, Italy, Portugal, Spain and Turkey, whilst non EU countries, Brazil, Russia, India, China and South Africa are newly advanced economic development countries. The project will enhance the understanding and knowledge based models of global sustainable social welfare service delivery.
Informação do Projeto
2013-05-27
2016-05-26
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • - - Líder (Reino Unido)
  • - - (Itália)
  • UA - (Espanha)
  • - - (Turquia)
  • SPSU - (Rússia)
  • SU - (África do Sul)
  • - - (Índia)
  • SYSU - (China)
  • Ufes - (Brasil)
Conciliação trabalho-família e igualdade de género: políticas e práticas organizacionais: A igualdade de género nas organizações: estudos de avaliação
Investigador
O contrato tem por objecto a Avaliação Técnica de 6 candidaturas no âmbito do Prémio Igualdade é Qualidade 2008-2009.
Informação do Projeto
2009-09-28
2009-11-30
Parceiros do Projeto
Género, Empreendedorismo e Qualificações em Portugal: tendências, contextos e experiências individuais
Investigador
o objectivo principal deste projecto, de cariz qualitativo e quantitativo, é examinar os padrões e dinâmicas de empreendedorismo em Portugal, e também a forma como eles afectam o funcionamento quotidiano das PME e os percursos de vida dos empreendedores individuais, especialmente das mulheres. A análise da dimensão de género será feita no quadro de um exame mais vasto dos principais determinantes dos padrões de empreendedorismo: essa amplitude é necessária para a obtenção de uma compreensão mais adequada da complexidade dos factores sociais e culturais em causa. Várias estratégias metodológicas articuladas serão mobilizadas, na medida em que será construída uma abordagem com múltiplos níveis.
Informação do Projeto
2009-09-01
2011-08-31
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Investigador
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
Investigador
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Quality of Life in a Changing Europe
Investigador
Informação do Projeto
2006-05-01
2009-03-30
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
  • MMU - (Reino Unido)
  • UH - (Alemanha)
  • - - (Finlândia)
  • CEU - (Hungria)
  • - - (Polónia)
  • - - (Suécia)
The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Investigador
Tem como objectivos contribuir para a mudança nos papéis de género na Europa e promover a conciliação entre família e vida profissional. O projecto considera a mudança de atitudes como um vector fundamental e foca por isso a sua atenção nas representações das gerações mais novas (11 a 14 anos) sobre os papéis parentais, com vista a captar e analisar os estereótipos de género que tenham incorporado.
Informação do Projeto
2005-09-15
2006-12-31
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte - Líder
  • FAI - (Bélgica)
  • IREF - (Itália)
  • - - (Itália)
  • - - (Espanha)
  • - - (Estados Unidos da América)