Eduardo Rodrigues
(Ext. 295505)
Gabinete 1S07
Cacifo 65
Projetos de Investigação
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Civil Engagement in Social Work: Developing Global Models
This project aims to examine the role of civil society in supporting vulnerable members of the community within the context of social welfare reform, neoliberal policy and new public management initiatives. Pressures of marketization, austerity and statutory intervention are challenging policies to reducing poverty, social inequality and social exclusion and promoting social cohesion and developing social capital. The project involves EU and associated countries that are undergoing significant social and economic change, namely England, Italy, Portugal, Spain and Turkey, whilst non EU countries, Brazil, Russia, India, China and South Africa are newly advanced economic development countries. The project will enhance the understanding and knowledge based models of global sustainable social welfare service delivery.
Informação do Projeto
2013-05-27
2016-05-26
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • - - Líder (Reino Unido)
  • - - (Itália)
  • UA - (Espanha)
  • - - (Turquia)
  • SPSU - (Rússia)
  • SU - (África do Sul)
  • - - (Índia)
  • SYSU - (China)
  • Ufes - (Brasil)
Conciliação trabalho-família e igualdade de género: políticas e práticas organizacionais: A igualdade de género nas organizações: estudos de avaliação
O contrato tem por objecto a Avaliação Técnica de 6 candidaturas no âmbito do Prémio Igualdade é Qualidade 2008-2009.
Informação do Projeto
2009-09-28
2009-11-30
Parceiros do Projeto
Género, Empreendedorismo e Qualificações em Portugal: tendências, contextos e experiências individuais
o objectivo principal deste projecto, de cariz qualitativo e quantitativo, é examinar os padrões e dinâmicas de empreendedorismo em Portugal, e também a forma como eles afectam o funcionamento quotidiano das PME e os percursos de vida dos empreendedores individuais, especialmente das mulheres. A análise da dimensão de género será feita no quadro de um exame mais vasto dos principais determinantes dos padrões de empreendedorismo: essa amplitude é necessária para a obtenção de uma compreensão mais adequada da complexidade dos factores sociais e culturais em causa. Várias estratégias metodológicas articuladas serão mobilizadas, na medida em que será construída uma abordagem com múltiplos níveis.
Informação do Projeto
2009-09-01
2011-08-31
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Quality of Life in a Changing Europe
Informação do Projeto
2006-05-01
2009-03-30
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
  • MMU - (Reino Unido)
  • UH - (Alemanha)
  • - - (Finlândia)
  • CEU - (Hungria)
  • - - (Polónia)
  • - - (Suécia)
The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Tem como objectivos contribuir para a mudança nos papéis de género na Europa e promover a conciliação entre família e vida profissional. O projecto considera a mudança de atitudes como um vector fundamental e foca por isso a sua atenção nas representações das gerações mais novas (11 a 14 anos) sobre os papéis parentais, com vista a captar e analisar os estereótipos de género que tenham incorporado.
Informação do Projeto
2005-09-15
2006-12-31
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte - Líder
  • FAI - (Bélgica)
  • IREF - (Itália)
  • - - (Itália)
  • - - (Espanha)
  • - - (Estados Unidos da América)