A Elizabeth Fernandes tem desenvolvido a sua carreira na área de Ciência de Dados e Aprendizagem Automática desde o término da licenciatura em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto em 2005. Desde então, a Elizabeth conciliou experiência profissional em diversas áreas de negócio e atividade docente no Instituto Politécnico.
Atualmente a Elizabeth é Professora Adjunta Convidada em regime parcial 20% no Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) onde leciona disciplinas de Análise de Dados e Matemática nas licenciaturas de Logística e Marketing.
Desde 2017, a Elizabeth tem investido o seu tempo nas seguintes áreas de trabalho:
- produção científica e obtenção do grau de doutor onde desenvolveu um Data Science framework para aumentar fidelização e conversão de clientes online.
- atividade docente no IPVC na área de análise de dados e Inteligência Artificial.
- mentoria de projetos de Dados, por exemplo, programa “Audience Analytics Accelerator LATAM program” da International News Media Association no âmbito do Facebook Journalism Project, onde trabalhou com jornais do Brasil para aplicar Inteligência artificial para retenção e churn modelling.
- aprendizagem contínua, por exemplo, obtenção da Certificação em Estratégia de Dados e Data Governance pelo Instituto de Empresa em Madrid.
Elizabeth trabalhou no Jornal Público (2017-2022) como responsável da área de Análise de Dados e Audências. De Setembro de 2022 a Maio de 2025, a Elizabeth foi responsável pela criação da equipa de Reporting & Analytics do Centro de Serviços partilhados da Kantar Business Services. Atualmente, a Elizabeth colabora no desenvolvimento e aplicação de Estratégias de Dados onde aplica uma metodologia da qual é certificada pelo Instituto de Empresa (IE) de Madrid.
Linhas de Investigação atuais:
- Aplicação de Ciência de Dados e Aprendizagem Automática em dados abertos e dados organizacionais para Suporte à Decisão e geração de Valor nas organizações.
- Desenvolvimento de Estratégias de dados e aplicação de frameworks de Data Governance que gerem uma cultura Value-Driven nas organizações. Potenciar a IA tendo em conta Pessoas, Processos, Tecnologia e Cultura de Dados.
Domínios de aplicação: Comunicação Social, Marketing, Restauração e Turismo, Indústria, e Retalho.
Elizabeth possui uma Licenciatura em Matemática Aplicada (Faculdade de Ciências da universidade do Porto), um Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (Faculdade de Economia da universidade do Porto) e um Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (ISCTE-IUL)
English