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Projetos de Investigação
PHILIA+
ISCTE - IUL e seus parceiros europeus intervem na proteção das crianças! Nosso objetivo: qualificar melhor aqueles que acompanham crianças e jovens que precisam de proteção.   Crianças e jovens desfavorecidos são duramente afetados pela precariedade, pelos processos de institucionalização, pela retirada das famílias biológicas, por fatores sociais ou mesmo étnicos. No entanto, no momento em que a maioria dos jovens sai da casa da família aos 28 anos e encontra seu primeiro emprego permanente aos 32 anos, os jovens acompanhados pelos profissionais de proteção à criança são acompanhados e munidos de competências possibilitadoras de se tornarem adultos independentes aos 21 anos e no momento com a mudança da lei aos 25 anos.   Como resultado em Portugal (PORDATA 2017): - população residente portuguesa (em milhares) - 10.300,3; - 1 433 156 jovens residentes em Portugal (13,9% da população total); - 86.154 - Nascimentos em Portugal; - Taxas de Abandono precoce do sistema escolar - 12,6% - Estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º ano de escolaridade) - 4,208); - Alunos matriculados no ensino básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade) - 1.000.006 - alunos matriculados no ensino médio, 10º ao 12º ano - 399.775; - Alunos matriculados no ensino superior - 361.943.   Se muitos se encontram na rua, é porque, em sua maioria, perdem o rumo e as redes: os assistentes sociais não estão presentes nesta fase da sua vida ou seja não lhes prestam proteção direta e esses jovens não aprenderam a se auto-proteger, nem a desenvolver estratégias de construção da sua rede social de suporte. Sem diplomas, sem apoio financeiro e sem apoio emocional, eles são expostos a riscos viciantes, delinquência e predadores sexuais. Os profissionais que os acompanham devem estar preparados técnicamente para antecipar melhor sua integração social na sociedade.   Pesquisa-ação colaborativa em 5 países europeus e 11 parceiros Os 11 parceiros de 5 países europeus (Alemanha...
Informação do Projeto
2017-09-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
Projeto Educativo Municipal de Odivelas
O Projeto Educativo Municipal do concelho de Odivelas constitui um instrumento de planeamento estratégico que envolve todos os níveis e modalidades da educação e formação, permitindo construir uma visão comum dos desafios educativos no curto, no médio e no longo prazo, bem como das oportunidades e recursos que se podem desenvolver e potenciar, tal como das dinâmicas, externas e internas, que condicionam a oferta de um serviço educativo de qualidade para todos os que integram o território. O documento é composto i) pelo Diagnóstico socioeducativo (análise das principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) e ii) pela definição dos eixos estratégicos de ação e operacionalização do plano de ação.    Para a elaboração do PEM Odivelas seguiu-se uma estratégia metodológica múltipla, que incluiu a análise documental e de indicadores estatísticos, assim como a análise qualitativa de um conjunto de entrevistas (individuais ou em grupos focais) que reuniram no total 90 participantes.
Informação do Projeto
2017-03-20
2017-10-19
Parceiros do Projeto