Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2024/2025 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2024/2025 | 1º | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2024/2025 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Não |
2024/2025 | 1º | A Investigação Sociológica em Portugal | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
2023/2024 | 2º | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2023/2024 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2023/2024 | 1º | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2023/2024 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Não |
2023/2024 | 1º | A Investigação Sociológica em Portugal | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2022/2023 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2022/2023 | 1º | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2022/2023 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Não |
2022/2023 | 1º | A Investigação Sociológica em Portugal | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Não |
2021/2022 | 1º | A Investigação Sociológica em Portugal | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
2020/2021 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2020/2021 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Não |
2020/2021 | 1º | A Investigação Sociológica em Portugal | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
2019/2020 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
2019/2020 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Não |
2019/2020 | 1º | A Investigação Sociológica em Portugal | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Orientações de Pós-doutoramento (6)
Terminadas (6)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Magda Nico | Retratos de Família no Portugal Contemporâneo. Gerações, Cursos de Vida e Mobilidade Social | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2018 |
Sofia Gaspar | Integração Social de Descendentes de Imigrantes Chineses em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2018 |
Joana Azevedo | Emigrantes Portugueses Altamente Qualificados. Tendências e Perspetivas dos Fluxos Migratórios Atuais | Português | ISCTE-IUL | -- | 2015 |
Rita Cachado | Com os Pés em Três Cidades. Maputo, Lisboa, Londres. Itinerários Residenciais e Mobilidade Interurbana na Diáspora Hindu-Gujarati | Português | ISCTE-IUL | -- | 2014 |
Ângela Nunes | Infância, Migrações e Diversidade Cultural. Experiência e Participação das Crianças no Processo Migratório, na (Re)construção de Identidades e na Transformação Social | Português | ISCTE-IUL | -- | 2010 |
Beatriz Padilla | Vagas Migratórias Recentes em Portugal. Os Brasileiros | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Teses de Doutoramento (27)
Em curso (11)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Diogo Santos | Da Sociologia à Sociedade. A Comunicação de Ciência da Sociologia em Portugal | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Davidson Gomes | Integração dos Guineenses (Guiné-Bissau) em Cabo Verde. Contrastes e Continuidades. Estudo de Caso da Ilha de Santiago | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Carlos Santana | Os Clubes Desportivos e a Integração Social dos Jovens. O Caso do Andebol | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Aguiar Cardoso | Políticas Públicas de Infância em Angola. Os Casos da Humpata (Huíla) e Belas (Luanda) | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Alcídia Muna Sanhá Mendes Cabral | Mininus di Kriason: contextos, vivências e perspetivas das crianças confiadas na Guiné- Bissau | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Diogo Filipe Varela dos Santos | Da Sociologia à Sociedade: A comunicação de ciência da Sociologia em Portugal | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Davidson Arrumo Gomes | Integração Social dos Guineenses em Cabo Verde - Estudo de Caso na Cidade da Praia | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Carlos Alberto Gomes Santana | Os clubes desportivos e a integração social dos jovens: o caso do andebol | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Aguiar Miguel Cardoso | Políticas Públicas de infância em Angola. Os casos de Humpata (Huíla) e Belas (Luanda). | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Tatiana Matos de Jesus Ferreira | As Representações da Juventude nas Políticas Públicas e de intervençãosobre Empregabilidade Juvenil: Um olhar Sociológico | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Tatiana Ferreira | Género e Gerações. Processos de Transição para a Vida Adulta dos Jovens Descendentes de Imigrantes Africanos | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (16)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Ana Sofia Carvalho de Almeida | Políticas, Instituições e Percursos migratória de mulheres e Meninas refugiadas em Portugal e Dinamarca | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2020 |
Leonor Alexandra da Cruz Tavares | Jovens adultos descendentes de imigrantes em (dis)posições de destaque: um estudo sobre a mobilidade ascendente entre as minorias | ISCTE-IUL | 2014 | 2019 | |
Edgar Essuvi de Oliveira Jacob | Estudantes no ensino superior em Angola: origens sociais, trajetórias e escolhas escolares e expetativas escolares e profissionais | ISCTE-IUL | 2014 | 2018 | |
Sofia Barros Rodrigues de Castro Pereira | Vidas que se Contam - Os impactos da experiência EFA nas trajetórias de vida de imigrantes e de descendentes de imigrantes | ISCTE-IUL | 2010 | 2017 | |
Violeta Sabina Niego Perestrelo de Alarcão | Sexual dysfunctions and sexology: social constructions, personal meanings and medicalization of sexuality | Inglês | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Nilton Godoy | Classes Sociais e Voto Partidário em Portugal, 1987-2011 | Português | ISCTE-IUL | -- | 2014 |
Sandra Cristina Mateus Gomes | Futuros convergentes? Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugal | Português | ISCTE-IUL | -- | 2014 |
Nilton Serras Lopes Caparelli de Godoy | Classes sociais e voto partidário em Portugal, 1987-2011 | ISCTE-IUL | -- | 2014 | |
Maria Isabel Coelho do Rêgo Carvalho Tomás | Virtualidades e fragilidades das políticas de integração de imigrantes ? A realidade do Município de Seixal | Português | ISCTE-IUL | 2007 | 2013 |
Ana Raquel Monteiro Matias | Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands | Inglês | ISCTE-IUL | 2006 | 2013 |
Elizabeth da Conceição de Fátima Ceita da Vera Cruz | Ser jovem em Angola: Valores e identidade(s) dos estudantes universitários angolanos | Português | ISCTE-IUL | 2005 | 2012 |
Carlos Jorge dos Santos Sousa | Relações Interétnicas, Dinâmicas Sociais e Estratégias Identitárias de uma Família Cigana Portuguesa (1827-1957) | Português | Universidade Aberta | -- | 2010 |
César Augusto André Monteiro | Campo musical cabo-verdiano na área metropolitana de Lisboa: Protagonistas, identidades e música migrante | Português | ISCTE-IUL | 2007 | 2010 |
Teresa de Jesus Seabra de Almeida | Desempenho Escolar, Desigualdades Sociais e Etnicidade. os Descendentes de Imigrantes Indianos e Cabo-verdianos no Ensino Básico em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2002 | 2008 |
Paulo de Carvalho | Exclusão Social em Angola. O Caso dos Deficientes Físicos de Luanda | Português | ISCTE-IUL | -- | 2004 |
Paulo Horácio de Sequeira e Carvalho | Exclusão Social em Angola. o Caso dos Deficientes Físicos de Luanda | Português | ISCTE-IUL | -- | 2004 |
Dissertações de Mestrado (33)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Ilda Emília Carlos | O Suicídio em Émile Durkheim | Português | Em curso | Universidade Agostinho Neto, Luanda | -- |
Terminadas (32)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Amanda Carolina Ruzzi | As fronteiras de Nord-pas-de-Calais: um estudo de campo sobre a securitização da imigração na França | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2014 |
David Samuel Assis Nóvoas | Trajectos escolares no ensino secundário: efeitos das origens sociais e expectativas dos estudantes | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Edgar Essuvi de Oliveira Jacob | Jovens no 2º ciclo do ensino secundário geral e técnico-profissional na Huíla (Angola): origem social, trajectórias | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Dúnia Raquel Pereira Lopes Seidi | Da Costa Ocidental de Africana a Cabo Verde: Integração dos Imigrantes Masculinos da CEDEAO na Ilha de Santiago | Português | ISCTE-IUL | 2010 | 2012 |
Marta Grilo | Situações, Trajectos e Percepções de Discriminação de Imigrantes Brasileiros e Caboverdianos no Mercado de Trabalho em Portugal | Português | ISCTE-IUL | -- | 2011 |
Ana Rita Capucha | No Espaço Escolar: Estudo de Caso de uma Associação de Pais | Português | ISCTE-IUL | -- | 2011 |
Juliana Teixeira Ladeiras | ISCTE-IUL | 2010 | 2011 | ||
Ângela Nunes | Infância, Migrações e Diversidade Cultural. Experiência e Participação das Crianças no Processo Migratório, na (Re)construção de Identidades e na Transformação Social | Português | ISCTE-IUL | -- | 2010 |
Cristina Nunes | Expressões Alterglobais na Sociedade Portuguesa: Ecos Transnacionais de Novas Formas de Acção Colectiva? | Português | ISCTE-IUL | -- | 2010 |
Andrea Freitas | Dançar em Portugal. Representações e Práticas Sociais dos Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Pedro Rodrigues | Criminalidade na Imprensa. Análise do Correio da Manhã, 2000-2007 | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Alexandre Silva | Jovens no Mercado de Trabalho. O Caso de um Bairro Social | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Maria Aurora Gonçalves | Escolhas Escolares. Entre o Insucesso e o Abandono. Estudo de Caso numa Escola Profissional Agrícola | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Leonor Tavares | A Construção Mediática das Minorias. O Caso do “Tiroteio da Quinta da Fonte” | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Magda Fortes | Desigualdades Sociais e Insucesso Escolar na Região Autónoma da Madeira | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Paula Mendes | Estudantes do Ensino Secundário Profissional: Origem Social, Escolhas Escolares e Expectativas | Português | ISCTE-IUL | -- | 2009 |
Cláudia Mateus Marques | Futuros (In)certos. Trajectos de Transição para a Vida Adulta de Jovens do Concelho de Loures | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Nilton Godoy | Classes Sociais e Voto Partidário nos Distritos de Lisboa e de Setúbal | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Sónia Antunes | Construir o que Não É Herdado. Casos de Sucesso Escolar na Minoria Cigana | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Susana Godinho | Novos Possíveis: Estratégias Identitárias de Mulheres Oriundas da Guiné-Bissau em Portugal | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Gonçalo Ferreira de Carvalho | As Pescas e os Pescadores em Duas Publicações da Imprensa Escrita Portuguesa – Correio da Manhã e Público | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Vera Henriques | Moralizar ou Democratizar a(s) Consciência(s)? Equívocos em Torno das Práticas e Representações no Espaço da Formação Cívica. Análise Comparativa de Duas Escolas da Área Metropolitana de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Tatiana Ferreira | Identidade, Etnicidade e Nacionalidade. Os Novos Luso-Africanos | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Délia Franco | Estratégias Educativas das Famílias. Estudo de Caso de Famílias Madeirenses com Crianças na Educação Pré-Escolar | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Catarina Janela | O Sentido dos Mediadores Sócio-Culturais no Ensino Básico. Um Estudo de Caso no Concelho da Amadora | Português | ISCTE-IUL | -- | 2008 |
Maria João Carreiro | Contributo para o Estudo do Transnacionalismo Migrante: O Caso das Associações de Migrantes Guineenses | Português | ISCTE-IUL | -- | 2007 |
Isaura Fernandes | Contra Ventos e Marés. Construções de Sucesso Escolar em Contextos Não Favoráveis | Português | ISCTE-IUL | -- | 2007 |
Ana Sofia Marques | Imigrantes Bangladeshianos no Martim Moniz: Recursos de Classe e Recursos Étnicos na Construção de uma Economia Étnica | Português | ISCTE-IUL | -- | 2007 |
Guida Reis Mendes | Entre a Família e a Creche. Estratégias Educativas e Modalidades de uma Relação | Inglês | ISCTE-IUL | -- | 2006 |
Pedro Perista | Ucranianos na Área Metropolitana de Lisboa. Perfis, Cenários de Permanência e Integração | Português | ISCTE-IUL | -- | 2005 |
António Leal | Identidades e Estratégias de Integração Social dos Jovens Portugueses de Origem Africana | Português | ISCTE-IUL | -- | 2005 |
Maria Abranches | Pertenças Fechadas em Espaços Abertos. Estratégias de (Re)construção Identitária de Mulheres Muçulmanas em Portugal | Português | ISCTE-IUL | -- | 2004 |