A Construção do Género ‘pela’ e ‘na’ Escola: Um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo
A relação entre a escola e a construção de género tem vindo a assumir uma grande relevância na contemporaneidade. Em Portugal, são vários os estudos já produzidos sobre esta temática (Ferreira, 2002; Miranda, 2009; Pereira, 2012). Contudo, (1) investigações nesta área têm considerado a escola apenas como contexto; (2) recorrendo à observação de apenas uma turma, as pesquisas tendem a debruçar-se numa faixa etária muito especifica; e, (3) ainda que este tema já tenha sido abordado em diferentes graus de escolaridade, foi detetada uma lacuna ao nível do 1º Ciclo. Com o objetivo de compreender como se constrói o género ‘pela’ e ‘na’ escola ao longo da infância escolar, realizar-se-á um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo com recurso à observação de quatro turmas, recolha de materiais, concretização de desenhos com as crianças e entrevistas com as crianças e professores. Assim, este projeto irá contribuir para a sociologia (1) olhando para a escola enquanto instituição com um papel ativo na construção de género, (2) através da cobertura de uma faixa etária alargada e (3) recolhendo dados sobre um período da infância ainda negligenciado.
Orientação:
Teresa Seabra (CIES-Iscte)
Sofia Aboim (ICS)
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Avaliação de Impacto. Programas de Bolsas e Apoios às Artes, nas áreas da formação e da criação, da Fundação Calouste Gulbenkian
O projeto tem como objetivo geral dar a conhecer o impacto que as Bolsas e os Apoio às Artes, da FCG, nas áreas da formação e da criação, têm tido nas trajetórias dos antigos bolseiros, nos últimos dez anos.Para avaliar o impacto individual, mas também coletivo destas bolsas, as suas dimensões, principais características e cenários de evolução futura, vamos procurar identificar as mudanças significativas na vida profissional dos inquiridos, e como estas bolsas, em conjunto com outros fatores, que vamos apurar (como por exemplo, os prémios, as exposições no estrangeiro, entre outros), podem ter transformado a trajetória de cada um dos inquiridos.Espera-se ainda conseguir caracterizar a importância destas bolsas e apoios para o desenvolvimento das artes e da cultura no país, através dos perfis de carreira dos bolseiros, que vamos obter pela análise multivariada. Deveremos fazer um levantamento dos fatores preditores que, com as bolsas, funcionam como forças para consolidar e ampliar o sucesso das trajetórias de carreira dos indivíduos.A análise de dados empíricos consistentes - questionários e entrevistas junto dos bolseiros - vai sustenta a tomada de decisões futuras e a sua monitorização.
Informação do Projeto
2022-05-31
2022-12-16
Parceiros do Projeto
SAGE19: Scientific and Academic Gender (in) equality during Covid19
The Covid19 outbreak has impacted negatively on the gendered and racial inequalities in science. The closures of schools and care homes imposed more care responsibilities on women, which might have translated in a reduction of their productivity vis-à-vis their male counterparts. Drawing from a multi-method approach, combining qualitative and quantitative methods with data triangulation, SAGE19 aims at analysing the consequences of the pandemic on gender inequality in academia and its aftermath.
Informação do Projeto
2020-08-01
2021-06-30
Parceiros do Projeto