A relação entre a escola e a construção de género tem vindo a assumir uma grande relevância na contemporaneidade. Em Portugal, são vários os estudos já produzidos sobre esta temática (Ferreira, 2002; Miranda, 2009; Pereira, 2012). Contudo, (1) investigações nesta área têm considerado a escola apenas como contexto; (2) recorrendo à observação de apenas uma turma, as pesquisas tendem a debruçar-se numa faixa etária muito especifica; e, (3) ainda que este tema já tenha sido abordado em diferentes graus de escolaridade, foi detetada uma lacuna ao nível do 1º Ciclo. Com o objetivo de compreender como se constrói o género ‘pela’ e ‘na’ escola ao longo da infância escolar, realizar-se-á um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo com recurso à observação de quatro turmas, recolha de materiais, concretização de desenhos com as crianças e entrevistas com as crianças e professores. Assim, este projeto irá contribuir para a sociologia (1) olhando para a escola enquanto instituição com um papel ativo na construção de género, (2) através da cobertura de uma faixa etária alargada e (3) recolhendo dados sobre um período da infância ainda negligenciado.
Orientação:
Teresa Seabra (CIES-Iscte)
Sofia Aboim (ICS)
| Research Centre | Research Group | Role in Project | Begin Date | End Date |
|---|---|---|---|---|
| CIES-Iscte | -- | Partner | 2023-01-01 | 2026-12-31 |
No records found.
| Name | Affiliation | Role in Project | Begin Date | End Date |
|---|---|---|---|---|
| Filipa Godinho | PhD Scholar (CIES-Iscte); | PhD Scholar | 2023-01-01 | 2026-12-31 |
| Reference/Code | Funding DOI | Funding Type | Funding Program | Funding Amount (Global) | Funding Amount (Local) | Begin Date | End Date |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 2022.09768.BD | -- | Scholarship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2022 - Portugal | SMM | SMM | 2023-01-01 | 2026-12-31 |
No records found.
No records found.
No records found.
No records found.
No records found.
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific projects with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified for this project. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português