A Construção do Género ‘pela’ e ‘na’ Escola: Um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo
A Construção do Género ‘pela’ e ‘na’ Escola: Um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo
Descrição

 

A relação entre a escola e a construção de género tem vindo a assumir uma grande relevância na contemporaneidade. Em Portugal, são vários os estudos já produzidos sobre esta temática (Ferreira, 2002; Miranda, 2009; Pereira, 2012). Contudo, (1) investigações nesta área têm considerado a escola apenas como contexto; (2) recorrendo à observação de apenas uma turma, as pesquisas tendem a debruçar-se numa faixa etária muito especifica; e, (3) ainda que este tema já tenha sido abordado em diferentes graus de escolaridade, foi detetada uma lacuna ao nível do 1º Ciclo. Com o objetivo de compreender como se constrói o género ‘pela’ e ‘na’ escola ao longo da infância escolar, realizar-se-á um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo com recurso à observação de quatro turmas, recolha de materiais, concretização de desenhos com as crianças e entrevistas com as crianças e professores. Assim, este projeto irá contribuir para a sociologia (1) olhando para a escola enquanto instituição com um papel ativo na construção de género, (2) através da cobertura de uma faixa etária alargada e (3) recolhendo dados sobre um período da infância ainda negligenciado.

 

Orientação:

Teresa Seabra (CIES-Iscte)

Sofia Aboim (ICS)

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Parceiro 2023-01-01 2026-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Filipa Godinho Bolseira de Doutoramento (CIES-Iscte); Bolseira de Doutoramento 2023-01-01 2026-12-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
2022.09768.BD -- Bolsa Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – 2022 - Portugal SMM SMM 2023-01-01 2026-12-31
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

A Construção do Género ‘pela’ e ‘na’ Escola: Um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo
2023-01-01
2026-12-31